postado em 18/01/2009 19:40
Salvador (BA) - Os arquirrivais Bahia e Vitória tiveram um início de Campeonato Baiano distinto após a realização da primeira rodada na tarde deste domingo. O primeiro vacilou fora de casa e acabou empatando em 1 a 1 com o Itabuna, enquanto o outro fez valer o mando de campo para fazer 3 a 0 no Atlético.
Atuando em Itabuna, o Tricolor Baiano foi surpreendido aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Elton derrubou Neto Berola dentro da área. Na cobrança de pênalti, Nem balançou as redes. Já no segundo tempo, a situação se complicou para o Bahia quando Paulo Roberto agrediu um adversário e foi expulso.
Aos 19 minutos, a equipe perdeu uma chance de ouro, quando Cadu foi empurrado dentro da área em um cruzamento. Patrício bateu na trave o pênalti, desperdiçando. Mas o atacante ainda iria se redimir aos 36 minutos, quando marcou em cobrança de falta da entrada da área. No fim, Nino foi expulso pelo Itabuna, deixando ambos os times com 10 em campo.
Já o Vitória teve um jogo menos violento e mais tranqüilo no Barradão contra o Atlético-BA. O rubro-negro, no entanto, só abriu o placar nos acréscimos da primeira etapa, aos 46 minutos, quando Washington recebeu lançamento e bateu na saída do goleiro Carlão.
Já no segundo tempo, aos 28 minutos, foi a vez de Neto Baiano receber dentro da área para concluir, ampliando. Pouco depois, Serginho fez falta e foi expulso, deixando os visitantes desfavorecidos. O Vitória aproveitou para decretar a vitória com gol de André Luis, aproveitando rebote em chute de Vanderson. Com o resultado, o time do técnico Vagner Mancini abre o Estadual na liderança.
Confira outros resultados da 1ª rodada do Campeonato Baiano
Fluminense 3 x 1 Vitória da Conquista
Madre de Deus 2 x 0 Feirense
Camaçari 0 x 0 Poções
Ipitanga 2 x 1 Colo Colo