postado em 20/01/2009 12:12
Colocado contra a parede após terminar a temporada 2008 em baixa, James Blake teve de ver seu nome ser tratado com desconfiança na abertura do Australian Open. Entretanto, o norte-americano driblou as incertezas facilmente nesta terça-feira, superando com tranquilidade o perigoso canadense Frank Dancevic, batido por 6/4, 6/3 e 7/5. Em boa rodada para os favoritos, Fernando Verdasco, Radek Stepenaek e Ivo Karlovic também se garantiram na segunda rodada do evento.
Embora seja o número 10 do planeta, Blake chegou a Melbourne cercado por incógnitas. Além de não ter brilhado durante boa parte do ano passado, ele não havia se dado bem no início de 2009, tendo sido derrotado na Copa Hopman por Dominik Hrbaty.
Contudo, o norte-americano confirmou sua condição de nono cabeça-de-chave do Grand Slam da Oceania sem maiores problemas. Agressivo, o tenista assegurou a marca de 39 bolas vencedoras nos apenas 116 minutos jogados contra Dancevic, dono da 131ª posição do ranking de entradas.
Classificado, Blake já inicia preparação para enfrentar o desconhecido francês Sebastien De Chaunac, 253º colocado da ATP. Oriundo do qualifier, ele surpreendeu nesta terça-feira o belga Steve Darcis, batido por 3 sets a 2, com 2/6, 6/3, 0/6, 6/2 e 6/2. Confirmando o favoritismo, o nova-iorquino enfrentará o vencedor de um dos confrontos mais interessantes da segunda rodada, entre Igor Andreev e Ernests Gulbis.
Verdasco, Stepanek e Karlovic seguem vivos: Boas notícias também foram conhecidas por outros pré-classificados do Aberto da Austrália. Contundentes, Fernando Verdasco, Radek Stepenaek e Ivo Karlovic não trabalharam muito para chegar à próxima etapa.
Cabeça-de-chave número 14, Verdasco atropelou o jovem francês Adrian Mannarino em sets diretos de 6/0, 6/2 e 6/2 e está garantido para enfrentar outro gaulês, Arnaud Clement. Experiente jogador de 31 anos, o atual 89º colocado do ranking superou batalha por 3 a 2 com o ucraniano Sergiy Stakhovsky: 3/6, 6/2, 4/6, 6/2 e 6/1. No único confronto realizado com o espanhol, há dois anos no ATP de Marselha, Clement levou a melhor.
Outro favorito que avançou foi Stepanek, que levou um susto antes de aplicar 3 sets a 1, com 3/6, 6/3, 6/4 e 6/4, sobre o equatoriano Nicolás Lapentti. Garantido na segunda rodada, o tcheco número 23 do planeta realizará embate inédito ante o alemão Michael Berrer, que eliminou o convidado local Carsten Ball por rápidos 6/2, 6/4 e 6/3.
Fechando o rol dos pré-classificados que avançaram, Karlovic, o 26º melhor tenista do mundo segundo o ranking de entradas, venceu o espanhol Daniel Gimeno-Traver com parciais de 6/4, 6/4 e 6/4. Agora, o gigante pegará Mario Ancic, que bateu o norte-americano Wayne Odesnik por 7/5, 6/4, 4/6 e 6/2. O histórico do clássico croata até agora aponta empate por 2 a 2.