Superesportes

Botafogo ganha do Macaé e mantém 100% no Carioca

;

postado em 29/01/2009 21:05
O Botafogo derrotou o Macaé por 1 x 0 em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Engenhão, no encerramento da segunda rodada do Campeonato Carioca. O atacante Victor Simões marcou o único gol do jogo aos sete minutos do primeiro tempo. Com a vitória, o Alvinegro assumiu a liderança do Grupo B com seis pontos ganhos, superando o Flamengo no critério técnico, enquanto o Macaé ficou em quarto lugar com três pontos.

A partida teve um ótimo nível técnico no primeiro tempo com as duas equipes criando seguidas oportunidades e proporcionando muitas emoções aos torcedores presentes ao Engenhão. No segundo tempo, Ney Franco fez substituições que tornaram a equipe mais defensiva e o Botafogo passou a se preocupar mais em defender a magra vantagem obtida na etapa inicial do que em consolidar a vitória diante de um adversário apenas voluntarioso.

Na próxima rodada, o Botafogo vai enfrentar o Mesquita em Xerém enquanto o Macaé vai receber o Boavista na Arena Araruana.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado por muitos lances de emoção. Os dois times entraram para jogar de forma aberta e o Macaé deu o primeiro sinal que estava disposto a vencer aos seis minutos através de Léo Gonçalves que arriscou de fora da área e levou perigo para o gol de Renan. No minuto seguinte, o Botafogo marcou o primeiro gol da partida. Léo Silva deu excelente passe para Vítor Simões que penetrou na área e bateu cruzado, colocando a bola no canto esquerdo do goleiro Darci.

O Macaé não se assustou com a desvantagem e partiu para tentar o empate, enquanto o Botafogo tentava aproveitar os espaços para contra atacar. Aos nove minutos, André Gomes chutou forte para uma boa defesa de Renan. Aos 15 minutos, Maicosuel cobrou falta na entrada da área e levou perigo para o gol do Macaé.

Aos 20 foi a vez do goleiro Renan aparecer com destaque ao espalmar para escanteio um chute de André Gomes. A resposta do Botafogo veio e, cobrança de falta de Juninho que obrigou Darci a se esforçar para evitar o segundo gol.

Mesmo encontrando dificuldades, o time da Região dos Lagos continuava buscando o gol do empate e quase consegue seu objetivo aos 31 minutos. Marciano chutou de fora da área com violência e Renan defendeu parcialmente. No rebote, Jackson chuta e o goleiro do Botafogo faz outra grande defesa. Renan voltou a aparecer bem aos 37 minutos em outra boa jogada de Jackson que iludiu a marcação alvinegra e chutou cruzado.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Botafogo voltou a impor seu ritmo de jogo e poderia ter ampliado aos 46 minutos quando Diego, na pequena área, cabeceou no travessão com o goleiro Darci inteiramente batido.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com duas mudanças que alteraram taticamente a equipe. Túlio Souza substituiu Léo Silva que tinha um cartão amarelo e o meia Batista entrou no lugar do atacante Diego. Maicosuel foi jogar mais na frente ao lado de Victor Simões.

As mudanças fizeram o time dirigido por Ney Franco perder a velocidade demonstrada na etapa inicial. O Botafogo só chegou com perigo aos 10 minutos em cobrança de falta de Juninho bem defendida por Darci. Isolado no ataque, Victor Simões tinha grande dificuldade para concluir porque Maicosuel continuou atuando longe da área.

Os erros da equipe alvinegra acabaram irritando a torcida que passou a pedir a entrada do jovem atacante Laio. Mesmo sem repetir a atuação do primeiro tempo, o Macaé passou a aproveitar a apatia do adversário para tentar o gol do empate. Aos 31 minutos, o goleiro Renan apareceu bem em chute de Maciel.

Depois dessa jogada, o técnico Ney Franco resolveu atender aos torcedores e colocou Laio na frente, mas o time continuou errando muito e criando poucos lances de perigo, provocando novos protestos dos torcedores. No último lance da partida, Juninho cobrou falta com violência mas Darci fez ótima defesa e o jogo acabou para alívio da torcida.


FICHA TÉCNICA - Botafogo 1 x 0 Macaé

Botafogo - Renan; Emerson, Leandro Guerreiro e Juninho; Alessandro, Léo Silva (Batista), Lucas Silva (Laio), Eduardo e Maicosuel; Victor Simões e Diego (Túlio Souza). Técnico - Ney Franco

Macaé - Darci; Fred, André (Rodrigão), Helton e Bill (Éverton); Léo Gonçalves, André Gomes, Wallacer e Glauber; Marciano e Jackson. Técnico - Dário Lourenço.

Gol - Victor Simões, aos 6 minutos do primeiro tempo.
Árbitro - William de Souza Nery.
Cartão amarelo - Léo Silva, Gláuber, Túlio Souza, Laio, Victor Simões, Jackson, André Gomes e Helton.
Renda e público - Não divulgados.
Local - Estádio Engenhão, no Rio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação