postado em 03/02/2009 14:07
Beneficiada pela medalha de ouro olímpica, Maurren Maggi é a primeira brasileira chamada para o Campeonato Mundial de Atletismo 2009, que será realizado em Berlim entre 15 e 23 de agosto. Para a saltadora, a passagem à Alemanha foi garantida nesta terça-feira (03/02), dia em que a Confederação Brasileira da modalidade (CBAt) divulgou os critérios de convocação para o evento.
Primeira mulher brasileira a subir ao ponto mais alto do pódio nas Olimpíadas em provas individuais, Maurren está pré-convocada para a principal competição esportiva do atletismo nesta temporada, sendo que apenas problemas físicos podem impedi-la de defender, em Berlim, a condição de melhor esportista do salto em distância.
Disputado pela primeira vez em Helsinque, na Finlândia, em 1983, o Mundial chega este ano à 12ª edição com uma novidade importante que afetará diretamente a vida dos atletas brasileiros. Tentando valorizar as competições continentais, a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) cederá vagas aos campeões das provas individuais desses certames, à exceção da (masculina e feminina) e da marcha 50 km (masculina).
Assim, uma boa participação na edição 2009 do Campeonato Sul-Americano, que começa em 19 de junho em Lima, no Peru, será muito importante para os representantes nacionais. A vaga no Mundial também será obtida pelos primeiro e segundo colocados de cada modalidade do Troféu Brasil de Atletismo, a ser disputado entre 4 e 7 de junho.