postado em 03/02/2009 21:32
O Palmeiras tem tudo para carimbar o passaporte na fase de grupos da Libertadores da América. O time do técnico Wanderley Luxemburgo entra em campo na noite desta quarta-feira, às 23 horas (de Brasília), para enfrentar o Real Potosí. O embate de ida mostrou a clara diferença entre as equipes: os brasileiros venceram por 5 x 1. Somente a altitude de quase 4 mil metros do local da partida assusta o atual campeão paulista.Até por isso, Luxemburgo tomou uma providência importante. Nove de seus titulares ficaram de fora da rodada do final de semana do Campeonato Paulista e seguiram a Sucre na semana passada para um período de adaptação. A fase é tão boa que o Verdão ainda obteve a vitória diante da Macaca, em Campinas, com três gols de Lenny, o novo xodó alviverde.
"A gente está tranquilo, mas também preparado para essa partida diante do Potosí. Sabemos que encontraremos dificuldades, não podemos relaxar e pensar que já ganhamos a classificação. Fizemos um bom jogo (semana passada), a primeira missão foi cumprida, agora só falta mais um. Estamos cientes, vamos trabalhar para conseguir a vaga", decreta o atacante Keirrison, autor de quatro gols em três partidas pelo Verdão.
Em relação ao jogo de ida, o Palmeiras terá uma novidade. O goleiro Bruno substitui o experiente Marcos, que sentiu uma lesão muscular. Em sua primeira experiência na altitude, o jovem arqueiro do Verdão demonstra intensa confiança em realizar uma boa apresentação.
"Altitude é tudo isso que falam, a bola vai vir rápida, acredito que vão chutar bastante ao gol, cruzar muitas bolas na área. Vão sair bastante para o jogo, eles precisam do resultado. Mas vai dar tudo certo", afirma Bruno.
Experiente, Luxemburgo também está atento aos perigos do Potosí. Assim, ele vai cobrar uma marcação forte tanto no meio-campo quanto nas jogadas pelas laterais. Se for levar em conta a defesa, o torcedor alviverde pode ficar esperançoso: o Verdão tomou apenas três gols em cinco apresentações na temporada.
"O placar da semana passada foi bom, foi um resultado justo, tivemos um volume forte. A ideia era essa", comemora Luxemburgo. "Mas eles têm uma jogada forte, o goleiro bate bem na bola, a reposição é forte. Chegam muito pelo lado do campo. Aí está o perigo da altitude. Qualquer bola de intermediária passa a ser perigosa", emenda o comandante tricampeão paulista.
Independente da presença de Marcos, o zagueiro Edmilson vai fazer, pelo segundo jogo seguido, a função de capitão. Luxemburgo acha importante a liderança do atleta, sobretudo por sua facilidade em falar espanhol, a língua predominante da Libertadores.
Em busca do milagre: Elenco e comissão técnica do Real Potosí reconhecem a difícil realidade de dar o troco da goleada de 5 x 1 sofrida no Parque Antártica. De qualquer forma, a ordem é dar uma satisfação aos torcedores.
"Temos jogadores experientes, preparados para entrar em campo em busca do resultado", alerta o treinador boliviano, Vladimir Soria, que promete uma postura ofensiva de sua equipe. A principal novidade do Potosí nesta quarta-feira deve ser a presença do atacante argentino Horacio Fernández.
FICHA TÉCNICA - REAL POTOSÍ X PALMEIRAS
Local: Víctor Agustín Ugarte, em Potosí (Bolívia)
Data: 04 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Horário: 23h00 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Galeano (Paraguai)
Assistentes: Óscar Viera e Rodney Aquino (ambos paraguaios).
REAL POTOSÍ: Mauro Machado; Luis Ribeiro, Edhemir Rodríguez, Juan Carlos Paz García e Gonzalo Galindo; Eduardo Ortiz, Nicolás Suárez, Roberto Correa e Darwin Peña; Horacio Chiorazzo e Horacio Fernández
Técnico: Vladimir Soría
PALMEIRAS: Bruno; Danilo, Edmilson e Maurício Ramos; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians e Keirrison
Técnico: Wanderley Luxemburgo