Superesportes

Vasco vira sobre o Resende e assume liderança do grupo A do Campeonato Carioca

;

postado em 05/02/2009 00:11
O Vasco assumiu a liderança do Grupo A do primeiro turno do Campeonato Carioca ao derrotar o Resende, de virada, por 3 x 1, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com o resultado, o time de São Januário chegou aos nove pontos ganhos e ultrapassou o Americano na ponta da tabela. O Resende está em sétimo lugar do mesmo grupo com quatro pontos ganhos.

O Vasco fez um primeiro tempo muito irregular, encontrando muitas dificuldades para superar o Resende, que saiu na frente do placar. No segundo tempo, Dorival mudou o esquema tático da equipe que dominou inteiramente o jogo e mereceu amplamente a vitória. O goleiro Tiago, de pênalti, marcou o terceiro gol.

Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Fluminense no Maracanã, enquanto o Resende vai receber o Duque de Caxias em Volta Redonda.

O jogo

O Vasco começou a partida de forma confusa, com Rodrigo Pimpão muito isolado na frente e quase sem receber bolas. A ausência do meia Carlos Alberto, suspenso, impedia que o time de São Januário chegasse de forma organizada à área do Resende. Já o Resende se defendia com razoável competência e saía em passes rápidos para tentar surpreeender a defesa vascaína.

Logo aos cinco minutos, Bruno Meneghel obrigou Tiago a uma defesa difícil com os pés para evitar a abertura do placar. Como o Vasco continuava errando passes e não conseguia criar jogadas de perigo, o Resende aumentou a pressão e marcou seu primeiro gol, aos 17 minutos, em cobrança de falta de Leandro. A bola bateu na barreira e enganou completamente o goleiro Tiago, que já tinha ido para o outro lado.

Em desvantagem, o Vasco ficou ainda mais nervoso, errando passes em demasia e irritando a torcida presente no Raulino de Oliveira. Aos 26 minutos, Léo arriscou da entrada da área com violência e a bola se chocou com o poste direito do goleiro Tiago que, mais uma vez, não tinha chance de chegar na bola.

Mesmo sem jogar bem, o Vasco acabou chegando ao empate aos 43 minutos. Paulo Sérgio cobrou falta pela direita e Nilton, inteiramente sem marcação, subiu para cabecear. Cléber errou a tentativa de defesa e a bola entrou no meio do gol, decretando a igualdade no primeiro tempo.

O segundo tempo começou com o Vasco bem mais ofensivo e logo aos cinco minutos, após rápida troca de passes, Paulo Sérgio cruzou rasteiro e Rodrigo Pimpão mandou a bola na trave direita do Resende. Com uma atuação bem diferente da apresentada na etapa inicial, o Vasco acabou atraindo o apoio da arquibancada, que passou a incentivar a equipe em busca do segundo gol. Aos 14 minutos, Alex Teixeira teve boa chance e chutou em cima do zagueiro Leandro.

Aos 25 minutos, o Vasco chegou ao segundo gol em cobrança de pênalti. Rodrigo Pimpão foi derrubado dentro da área e o goleiro Tiago bateu com a competência habitual e desempatou a partida.

Depois de estabelecer a vantagem, o time comandado por Dorival Júnior ficou mais empolgado e passou a pressionar em busca do terceiro gol, principalmente depois da expulsão de Breno, que cometeu falta na entrada da área. Aos 34 minutos, o Vasco finalmente chegou ao terceiro gol, com Rodrigo Pimpão, depois de ótima jogada de Alex Teixeira pela direita.

O zagueiro Nailton também foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo e o Vasco pressionou até o final em busca do quarto gol, mas o Resende, todo recuado, evitou um resultado mais humilhante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação