postado em 05/02/2009 09:40
O São Paulo conquistou a hegemonia nacional nos últimos anos apostando em um esquema de forte marcação com três zagueiros. No entanto, na partida diante do Bragantino, o técnico Muricy Ramalho decidiu abrir mão da estratégia e apostar no 4-4-2.
"Fizemos isso também no ano passado, é uma pratica nossa. As três linhas - defesa, meio-campo e ataque - não estavam se encaixando, até porque a parte física ainda não é a ideal. Por isso, mudamos para que as linhas ficassem mais próximas e o desgaste fosse menor. Quando estivermos bem fisicamente, vamos analisar o melhor esquema. O mais importante é que podemos jogar nos dois", analisou o comandante.
Na vitória sobre o Bragantino, Muricy escalou a defesa apenas com André Dias e Renato Silva, enquanto Zé Luiz e Jorge Wagner se transformaram em laterais. Para reforçar o meio-campo, o treinador colocou Richarlyson e explicou que a intenção era manter a agressividade da equipe.
"Nosso time é um dos que mais finalizam no país e é assim que eu gosto. Eu não gosto daquele negócio morno de ficar tocando e nem de deixar o adversário com a bola. Nosso time é agressivo. Por isso, a coisa mais importante é juntar as três linhas. É muito difícil e isso preocupa um técnico. Sofremos pouco hoje (quarta) só bola levantada. O futebol que praticamos é de agredir e marcar", comentou.
O atacante Washington atuou pela primeira vez no novo esquema tático no São Paulo e ficou satisfeito com o resultado, apesar de reconhecer que ainda há muita coisa para ser melhorada.
"Claro que todos esperam o São Paulo jogando bem sempre, pelo time que tem. Mas é o começo e alguns jogadores estão entrando. É difícil jogar bem com pouco tempo de trabalho. Mesmo com a qualidade dos jogadores, o time ainda não está tão compacto. Mesmo assim, hoje (quarta) criamos situações de gols e foi uma das melhores partidas do São Paulo", afirmou.
O atleta, porém, prefere não dar palpite sobre o esquema que teria de ser escolhido como padrão da equipe. "O 3-5-2 é o sistema que o São Paulo está acostumado a usar e com o qual é forte. Hoje, jogamos diferente e realmente tivemos várias chances de gol. Mas, independente do esquema, o São Paulo é forte em qualquer um. Só precisa melhorar principalmente a parte física", finalizou.