postado em 05/02/2009 09:51
Após derrotar o Resende por 3 x 0 e conquistar o primeiro triunfo no Campeonato Carioca, o Fluminense tenta engrenar na temporada. A equipe tricolor deixa as Laranjeiras e vai ao Estádio Los Larios, em Mesquita, onde encara nesta quinta-feira, às 18h45 (de Brasília), o Mesquita, pela quarta rodada do grupo A da Taça Guanabara.
O time de René Simões soma apenas quatro pontos e precisa desesperadamente da vitória, sob pena de ficar em situação muito delicada na tabela de classificação. A posição dos anfitriões, derrotados por 3 x 1 pelo Vasco no sábado passado, também é crítica: seguram a lanterna, com um ponto.
"Trata-se de um jogo em que apenas a vitória interessa: qualquer outro resultado pode nos afastar da disputa", lembrou René. É importante ter o sangue frio para podermos decidir o confronto quando as oportunidades aparecerem, sem afobação. Além disso, é preciso muito equilíbrio para saber impor o nosso ritmo", salientou o treinador.
O comandante tricolor aproveitou também para rechaçar o fato de o Duque de Caxias estar na lanterna do grupo A. Para René, a equipe da Baixada Fluminense vem realizando bons jogos, mas não tem conseguido achar o momento certo de decidir.
"O Duque de Caxias vem de um jogo contra o Vasco em que saiu de campo derrotado, mas vendeu muito caro o resultado e equilibrou bem a partida", lembrou o técnico. "Não podemos nos iludir com a situação do nosso rival da tabela de classificação, temos é que espera um time que vem crescendo e precisa muito pontuar. Isso pode nos gerar problemas", acrescentou.
Para o jogo, René Simões só fará uma modificação em relação à equipe que derrotou o Resende no sábado: o volante Fabinho, que foi expulso nesta partida, dá sua vaga a Diguinho, que tinha sido barrado.
Pelo lado do Duque de Caxias, o técnico Marcelo Buarque está cobrando mais empenho dos jogadores. O treinador, que está suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e por isso tem visto a equipe ser dirigida interinamente por Toninho Barroso, acredita que a postura precisa ser modificada rapidamente.
"Nosso time tem estado muito passivo em campo, aceitando as situações e acreditando que pode mudar o resultado a qualquer momento, mas não estamos conseguindo pontuar", criticou Buarque. "Isso gera sim uma preocupação muito grande. Podemos ser derrotados, mas tenho certeza de que temos condições de superar o Fluminense", garantiu o treinador.
FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS X FLUMINENSE
Local: Estádio Los Larios, em Mesquita (RJ)
Data: 5 de fevereiro de 2009 (Quinta-feira)
Horário: 18h45 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Francisco de Souza (RJ)
DUQUE DE CAXIAS: Borges; Douglas Silva, Henrique, Eduardo Teles e Alan Fernandes; Léo Oliveira, Silva, Juninho e Renatinho; Dudu e Edivaldo
Técnico: Toninho Barroso
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Wellington Monteiro, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Jailton, Diguinho, Leandro Bomfim e Darío Conca; Leandro Amaral e Roger.
Técnico: René Simões