postado em 13/02/2009 15:54
A Liga Francesa de Futebol (LFP) enviou nesta sexta-feira um pedido oficial às autoridades italianas requerendo a investigação aos passaportes de quatro jogadores argentinos que atual no futebol francês. Há a suspeita de falsidade nas cidadanias dos atletas sul-americanos.
Dos quatro investigados, destaca-se o atacante Fernando Cavenaghi, do Bordeaux. Além do centroavante revelado pelo River Plate, os Girondinos têm Diego Placente no crivo da Justiça. Os outros dois atletas são Renato Civelli, do Olympique de Marselha, e Mauro Cetto, do Toulouse.
"A LFP consultou o consulado italiano em Paris e avisou que já a suspeita de passaportes falsos no Campeonato Francês. Para nós os documentos são legais, mas estamos antecipando protestos que podem surgir até o final da temporada", explicou um fonte que pediu sigilo à agência de notícias Reuters.
Jogadores nascidos em países que não pertencem à União Europeia podem atuar como comunitários em clubes da região caso comprovem dupla cidadania (a obtenção do documento varia entre as nações) sem fazer número no limite de estrangeiros. E é esta a alegação do Toulouse para defender Cetto.
"Os avós tanto paternos como maternos do Mauro são italianos. O nosso atleta, de acordo com a legislação da Itália, goza da dupla-cidadania", informou o Toulouse em nota oficial.
Esta não é a primeira vez que há a suspeita de passaportes irregulares na Europa. Em 2000, um caso que estourou na Itália atingiu uma série de brasileiros - dentre eles o goleiro brasileiro Dida, que ficou suspenso por um ano no Velho Continente e, neste meio-tempo, defendeu o Corinthians no primeiro semestre de 2002.