postado em 14/02/2009 15:43
A decisão do Aberto de Paris foi definida neste sábado. A primeira a garantir presença na final foi a russa Elena Dementiva, que derrotou Serena Williams por W.O. Em seguida, a francesa Amelie Mauresmo surpreendeu a sérvia Jelena Jankovic, terceira colocada no ranking da WTA, e também assegurou o direito de brigar pelo título.
Cabeça-de-chave número 8 da competição disputada na França, Mauresmo teve uma desempenho irregular e chegou a levar um "pneu" de Jankovic, mas conseguiu eliminar a segunda favorita ao título. Depois de uma hora e 50 minutos de disputa, a tenista francesa ganhou por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 0/6 e 6/1.
Na primeira parcial, Jankovic encaixou 81% de seu primeiro serviço. No entanto, ela conquistou apenas 56% dos pontos depois de acertar o saque inicial e cometeu duas duplas faltas. Mais agressiva, Mauresmo teve quatro break-points e fechou a parcial após aproveitar duas oportunidades.
No segundo set, Jelena Jankovic simplesmente não tomou conhecimento da adversária e conseguiu empatar a partida. A sérvia se defendeu com sucesso nas duas ocasiões em que teve seu serviço ameaçado e quebrou o saque da rival francesa três vezes para fechar a parcial com um "pneu".
Depois de levar uma surra, a 24ª colocada do ranking da WTA se recuperou emocionalmente e assegurou a vitória no terceiro set. Jankovic chegou a conseguir seis break-points, mas aproveitou apenas um. Já Mauresmo teve sucesso nas três oportunidades que criou e se classificou para a final.