postado em 14/02/2009 18:55
Atual número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal se classificou para a decisão do Torneio de Roterdã na tarde deste sábado. Na decisão da competição disputada na Holanda, ele desafia o britânico Andy Murray. Quarto colocado no ranking da ATP, o escocês também passou pela semifinal hoje.
Para assegurar um lugar na decisão diante do britânico, o atual campeão do Aberto da Austrália bateu o francês Gael Monfils, quinto cabeça-de-chave do evento. Em uma hora e 42 minutos de confronto, Rafael Nadal superou o 12º do mundo com um duplo 6/4.
No primeiro set, Monfils fez seis aces e cometeu duas duplas faltas. Já Nadal conseguiu apenas um ponto de saque e fez uma dupla falta. No entanto, o tenista espanhol encaixou mais o primeiro serviço e fechou o set depois de aproveitar duas das cinco chances que teve para quebrar o adversário.
No segundo set, Nadal apenas assistiu aos quatro aces de Monfils. Ele teve melhor índice de aproveitamento do primeiro serviço, mas o espanhol fez mais pontos depois de acertar o saque inicial. Enquanto o francês não aproveitou os quatro break-points que criou, o número 1 teve sucesso na única chance que surgiu e garantiu a vitória.
Desta forma, os dois candidatos ao título do Torneio de Roterdã já estão definidos. O escocês Andy Murray se classificou para a decisão depois de bater o croata Mario Ancic com extrema facilidade. Em pouco mais de uma hora de disputa, ele perdeu somente três games na semifinal.