postado em 14/02/2009 19:19
Após dez vitórias consecutivas, o Barcelona finalmente perdeu pontos no Campeonato Espanhol. Neste sábado, na abertura da 23ª rodada, o time catalão suou para arrancar um empate por 2 a 2 do Bétis, no estádio Ruiz de Lopera. E os visitantes só não conheceram a sua segunda derrota no torneio graças a Samuel Eto'o, que marcou duas vezes e definiu a igualdade.
O Bétis, que teve o atacante brasileiro Ricardo Oliveira de titular, ignorou a ótima fase do Barça do lateral da seleção Daniel Alves e partiu para cima no começo do jogo, abrindo o placar aos 18 minutos: após escanteio da direita, Melli ganhou de Busquets e cabeceou para as redes de Valdés. Sete minutos depôs, veio o segundo, através de boa jogada individual de Mark González.
O Barça reduziu a desvantagem nos acréscimos do primeiro tempo em lance para lá de polêmico: Iniesta foi tocado por Juande e se jogou na área. O árbitro deu pênalti e Eto'o foi para a cobrança. O português Ricardo defendeu, mas, no rebote, o camaronês fez seu primeiro na partida.
O jogo continuou bom na etapa final. Aos cinco minutos, os aniftrioes tiveram um gol anulado por impedimento. Os dois times seguiram se revezando no ataque - Ricardo Oliveira perdeu gol feito aos 28 minutos - até que, aos 39, Eto'o, fez fila na defesa do Betis, invadiu a área e bateu cruzado para vencer Ricardo e definir o resultado.
Com o empate, o Barcelona segue na liderança do Campeonato Espanhol, com 60 pontos, 13 de vantagem para o Real Madrid, que entra em campo no domingo. Já o Bétis vai a 26 e segue na zona intermediária da tabela. Em outro jogo já terminado desta tarde de sábado, o La Coruña, oitavo colocado, não passou de um empate sem gols com o Osasuña, que deixou provisoriamente a zona do rebaixamento.