postado em 14/02/2009 21:49
O título da etapa catarinense do Circuito Brasileiro, a primeira desta temporada, ficará na mão de uma dupla estreante. Jogando juntos pela primeira vez, Alison/Harley e Bernardo/Pará se enfrentam às 10h deste domingo, na arena montada na Barra Sul. Uma hora antes, Thiago/Jan e Billy/Bruno Schmidt disputam o terceiro lugar.
O carioca Bernardo será o único estreante em decisões entre os quatro finalistas. Jogando pela primeira vez ao lado do experiente Pará, campeão mundial em 1997, ele obteve duas vitórias neste sábado. Nas quartas-de-final, a dupla carioca derrotou Bruno/Magalhães por 2 sets a 1, parciais de 18/11, 14/18 e 15/9. Na semi, venceu Jan, irmão de Pará, e Thiago por 2 sets a 1, com parciais de 20/22, 18/16 e 16/14.
"É o nosso primeiro torneio juntos e chegar à decisão é muito mais do que poderíamos sonhar. Bati na trave muitas vezes nos últimos anos e desta vez me preparei muito mentalmente para chegar à minha primeira decisão. O Pará me ajudou bastante com sua experiência e foi fundamental para nosso sucesso", conta Bernardo.
Rivais de Bernardo/Pará na final, o capixaba Alison e o brasiliense Harley percorreram caminho bem mais longo até a final. Como iniciaram o dia na repescagem, tiveram que derrubar quatro duplas favoritas no caminho até a decisão. Na repescagem, passaram por Pedro Solberg/Pedro Cunha (RJ) por 2 sets a 0, parciais de 19/17 e 18/16. Nas oitavas, bateram Hevaldo/Benjamin também por 2 a 0, com parciais de 23/21 e 18/12.
Nas quartas-de-final, Alison e Harley superaram os campeões olímpicos de 2004, Ricardo e Emanuel (BA/PR), mais uma vez em dois sets: 18/11 e 18/15. Na semifinal, venceram o jogo diante de Billy/Bruno Schmidt por 2 sets a 1, com parciais de 18/11, 18/20 e 15/13.
"Perdemos o primeiro jogo na sexta-feira para Oscar/Guto e ficamos meio assustados. Fizemos de tudo, mas soubemos reconhecer que eles jogaram melhor e mereceram. Nos concentramos mais e vencemos duplas muito fortes no caminho até a final", declarou Alison.
Rivais neste domingo, Alison e Bernardo viveram bons momentos juntos nas últimas duas temporadas. Como parceiros, venceram a etapa Challenger de Aracaju do Circuito Brasileiro de 2007, três etapas Challenger e uma etapa Satélite do Circuito Mundial.
"Batalhamos muito juntos e estivemos muito próximos das finais, mas infelizmente não chegamos", declarou Bernardo. Neste ano, seguimos caminhos diferentes e ver que os dois chegaram à final mostra que tomamos a decisão certa ao encerrar a parceria", completou.
Alison, por sua vez, enalteceu a forte amizade que ainda permanece entre os ex-parceiros. "Terminamos a parceria numa boa e continuamos sendo grandes amigos. Fico feliz por vê-lo na decisão, ele merece. Na hora do jogo, cada um vai buscar o melhor para si. Que vença o melhor. Boa sorte para ele", encerra o gigante de 2,02m.