Superesportes

Clássico centenário em Milão mobiliza 24ª rodada do Calcio

;

postado em 15/02/2009 08:00
Com 100 anos de história completados no último dia 10 de janeiro e 269 duelos registrados (106 vitórias do Milan, 91 da Inter e 72 empates), o tradicional clássico entre Internazionale e Milan terá mais um capítulo especial neste domingo, no San Siro, pela 24; rodada do Campeonato Italiano.

Separados por oito pontos na tabela, os rivais milaneses são, ao lado da Juventus de Turim, os principais candidatos ao scudetto da temporada. A Inter, líder com 53 pontos, não quer dar chances ao rival, terceiro na classificação, com 45.

Por isso, o técnico José Mourinho promete atuar ofensivamente e estuda a possibilidade de escalar o atacante Adriano ao lado do sueco Ibrahimovic no ataque, além de adiantar o sérvio Stankovic para atuar bem encostado na dupla de frente.

O problema para o treinador português está na defesa. Maicon, titular absoluto da seleção brasileira e do time nerazzurri, sentiu fortes dores musculares na coxa direita durante o treino de sexta-feira e deverá ser vetado para o confronto de domingo.

Caso isso aconteça, Maicon será a única baixa do time, que contará com a segurança de Júlio César no gol, além das presenças de Materazzi na defesa e do romeno Christian Chivu, recuperado de lesão.

Do lado do Milan, a ausência certa será a do meia Kaká. O principal jogador rossonero ainda não se recuperou da entorse no pé esquerdo que o tirou do amistoso entre Brasil e Itália e está vetado para o clássico centenário.

Sem o melhor jogador do mundo de 2007 à disposição, a responsabilidade de levar o Milan à vitória caberá ao trio formado por Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato e David Beckham. "Ronaldinho está muito bem e esperamos que ele faça a diferença", comentou o lateral Zambrotta, que enfrentou o brasileiro no amistoso disputado terça-feira, em Londres.

Alexandre Pato, que substituiu Adriano nos minutos finais da vitória canarinha diante da Azzurra, é outra arma da equipe, já que anotou dez gols no Calcio, cinco deles nas últimas seis partidas do Milan.

Confiante em tirar a diferença de oito pontos que separa o Milan da rival, o ex-atacante do Inter mandou o recado: "Tenho certeza de que podemos vencer o campeonato. A Inter é uma equipe bem preparada, mas o Milan é mais forte. Se seguirmos o que diz (Carlo) Ancelotti (técnico), podemos nos recuperar".

Demais jogos: O centenário clássico, no entanto, não será o único jogo importante da rodada do Italiano. Vice-líder da competição, com 46 pontos, a Juventus precisa da vitória diante da Sampdória, domingo, para se manter viva na briga pelo título.

Depois de perder para Udinese e Cagliari, a equipe do cobiçado atacante Amauri se recuperou na última rodada batendo o Catania, fora de casa, e espera dar sequência aos bons resultados diante de seus torcedores.

O domingo também colocará frente a frente Genoa e Fiorentina, em duelo direto pela quarta colocação. O time de Florença, que tem o agora selecionável Felipe Melo, tomou a posição no último fim de semana e chegou aos 41 pontos, mas o Genoa, que contará com o goleiro Rubinho, quer aproveitar o fator campo para retomar o quarto posto.

De olho na quarta posição está a Roma, que vai a Bérgamo encarar o Atalanta, também no domingo. Se somar os três pontos e o jogo entre Fiorentina e Genoa terminar sem vencedor, o time dos brasileiros Doni, Cicinho, Juan e Júlio Baptista pulará do sexto para o quarto lugar na classificação.

Nos demais jogos do domingo, o Siena encara a Udinese, o Reggina mede forças com o Palermo, enquanto o Chievo recebe o Catania e o Cagliari duela com o Lecce.

Confira os jogos da 24; rodada do Campeonato Italiano:

Domingo:
Siena x Udinese
Juventus x Sampdoria
Atalanta x Roma
Reggina x Palermo
Cagliari x Lecce
Genoa x Fiorentina
Chievo x Catania
Inter de Milão x Milan

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação