postado em 15/02/2009 12:52
O Fluminense recebe o Tigres neste domingo, às 16 horas (de Brasília), em São Januário, pela última rodada do Grupo A da Taça Guanabara, precisando de um triunfo para se classificar para as semifinais. Mas apenas vencer não basta ao Tricolor, que divide a segunda posição com a Cabofriense, ambos com oito pontos, um a menos que o líder Americano.
Como perde a segunda posição para a Cabofriense, por ter um gol a menos no saldo, o Fluminense precisa superar o Tigres por uma diferença de gols superior a de um possível triunfo da equipe de Cabo Frio, que no mesmo horário recebe o Duque de Caxias, outro com oito pontos, mas com saldo negativo de três. Uma vitória simples só serve ao Fluminense se o Americano tropeçar no Resende, fora de casa. O Tigres, que vem de derrota de 3 a 1 para o próprio Resende, soma cinco pontos e está eliminado.
Embalado pela vitória de 2 a 1 sobre o Americano, o Fluminense praticamente ressurgiu na competição. O clube foi o maior beneficiado pela punição aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) ao Vasco, que perdeu seis pontos por ter escalado o meia Jéferson de forma irregular.
René Simões, técnico do Fluminense, pediu aos seus jogadores que repitam a atuação exibida diante do Americano no meio de semana. "Gostei muito do que vi contra o Americano e por isso quero ver meus jogadores repetindo o que fizeram naquele confronto, principalmente no primeiro tempo. Tenho certeza de que temos condições de realizar uma grande partida e conquistar essa classificação", disse.
Os jogadores do Fluminense concordam com o treinador e pretendem repetir a vontade mostrada em campo. "Fizemos uma boa partida, pois além da vontade de sempre, a disciplina tática ajudou muito e a sorte enfim sorriu para o Fluminense. Tenho certeza de que vamos repetir a nossa boa atuação e conquistaremos um grande triunfo contra o Tigres", afirmou o meia Thiago Neves.
Como gostou do time, René vai procurar mexer o menos possível na equipe. Porém, será obrigado a substituir o goleiro Fernando Henrique e o zagueiro Luiz Alberto, que receberam o terceiro cartão amarelo diante do Americano. Com isso, Ricardo Berna entra no gol e Cássio será mantido na zaga, formando dupla com Edcarlos, que retorna de suspensão. O atacante Leandro Amaral segue vetado pelo departamento médico e, com isso, Maicon está mantido no setor.
Pelo lado do Tigres, os jogadores prometem muito empenho, mesmo sem chances de classificação. A ordem é pontuar, pois o somatório dos dois turnos decide o rebaixamento e vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. "Temos que fazer a nossa parte, pois o Campeonato Carioca não é apenas a Taça Guanabara. Melhorar a nossa situação nesta última rodada será fundamental", disse o veterano atacante Sorato.
No time que vai a campo o desfalque fica por conta do volante Leão, expulso contra o Resende. Clayton, que volta de suspensão, entra na vaga. O lateral-direito Oziel, outro que retorna de suspensão, ocupará o posto de Guerra, que fica como opção no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
Fluminense X Tigres
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de fevereiro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Ronaldo Kenupp e Rodrigo Henrique Correa
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Cássio, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho, Darío Conca e Thiago Neves; Maicon e Roger
Técnico: René Simões
TIGRES: Marcos Paulo; Oziel, Aílson, Zé Carlos e Edson; Clayton, Fábio, Neto, Bocão e Juninho; Sorato
Técnico: João Carlos