postado em 15/02/2009 13:20
Botafogo e Flamengo fazem o clássico da última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. O jogo vale a liderança do Grupo A, atualmente nas mãos do invicto Rubro-Negro, que soma 16 pontos e joga pelo empate. Os botafoguenses, embalados pela goleada de 5 a 1 sobre o Friburguense, necessitam de um triunfo para ficar com o primeiro lugar da chave. Os dois já estão garantidos nas semifinais.
Para boa parte da imprensa e da torcida, o jogo vem sendo tratado como um clássico esvaziado, já que ambos estão classificados. Porém, os dois treinadores não abrem mão da primeira colocação da chave e deixam isso evidente em seus discursos.
"Estamos vindo de dois resultados muito positivos e por isso não gostaria de perder o embalo. Como para isso teremos que ganhar o clássico e por consequência ficar com a primeira colocação, posso dizer que esse é o nosso objetivo", afirmou o botafoguense Ney Franco.
Já pelo lado do Fla, Cuca vê um triunfo, ou pelo menos o empate, como sendo muito importante não apenas pela liderança da chave, mas também pela ponta na classificação geral.
"Desde que começamos a disputar a Taça Guanabara, deixei bem claro que o nosso objetivo era conquistar a primeira colocação do grupo e, de preferência, da classificação geral. Conseguimos nossa primeira meta que foi a classificação, mas vamos em busca deste primeiro lugar, respeitando o Botafogo, que tem muita qualidade" disse o técnico.
O fato de o confronto estar envolvendo as duas equipes de melhor campanha na competição também está movimentando os jogadores. "O confronto com o Flamengo é sempre diferente, pois é um clássico, o que motiva os dois lados. Tenho certeza de que os jogadores das duas equipes entrarão em campo pensando somente em se esforçar ao máximo, mesmo com a classificação assegurada", falou o volante botafoguense Fahel.
O goleiro flamenguista Bruno concorda. "Vamos entrar em campo com a mesma seriedade e determinação de quem está brigando pela classificação e apenas a vitória interessa. Trata-se de um clássico, a camisa do Flamengo está sendo vestida e temos o compromisso de honrá-la", comentou.
A forma das duas equipes atuar está sendo escondida pelos dois treinadores. Certo, segundo Cuca, é que o Flamengo não vai entrar em campo pensando no empate, resultado que lhe dá a primeira posição. "Não podemos entrar em campo desde o primeiro minuto pensando que o empate é suficiente. Temos que buscar a vitória e no fim se o empate acontecer servirá para nós", disse.
Ney Franco é outro que promete um Botafogo ofensivo. "Acredito num jogo aberto. Da nossa parte, apenas a conquista dos três pontos interessa. O Flamengo também vai jogar solto, já que ambos os times estão classificados. Tenho a certeza de que quem comparecer vai ver um belo jogo", afirmou.
As duas equipes ainda não foram confirmadas pelos treinadores e só serão divulgadas no vestiário, minutos antes do confronto. No Botafogo, Ney Franco não terá o meia Maicosuel, expulso contra o Friburguense. Com isso, Lucas Silva deve ser recuado ao setor, com Victor Simões, que retorna de suspensão, formando dupla de frente com Reinaldo.
Já o zagueiro Juninho, com dores musculares no joelho esquerdo, segue preservado. Dessa forma, Wellington continua no time. O zagueiro Emerson e o volante Léo Silva estão pendurados com dois cartões amarelos e serão poupados. Com isso, Alex entra na zaga e Batista vai compor o meio-de-campo.
Pelo lado do Flamengo, o mistério envolve quase todas as posições, mas, como Cuca disse que se a primeira posição não estivesse garantida o time iria com força máxima, é provável que os titulares atuem na sua maioria, ao contrário do que aconteceu no empate por 2 a 2 com o Boavista.
Certo é a ausência do lateral-esquerdo Juan, que segue se recuperando de contusão na perna direita. Éverton Silva deve ser testado no setor. Os dois pendurados com cartões amarelos são os zagueiros Aírton e Ronaldo Angelim, que serão preservados. Com isso, o esquema deve ser alterado para o 4-4-2.
Angelim, inclusive, saiu da Gávea, amparado por muletas. Leonardo Moura e Zé Roberto foram poupados do treinamento desta sexta-feira, mas devem ser escalados. O argentino Maxi está com tendinite no joelho e ficará afastado por dez dias.
FICHA TÉCNICA
Botafogo X Flamengo
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de fevereiro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: José Alexandre Barbosa Lima (RJ)
Assistentes: Wagner Santos (RJ) e Raimundo dos Santos (RJ)
BOTAFOGO: Renan; Alex, Leandro Guerreiro e Wellington; Alessandro, Fahel, Batista, Lucas Silva e Thiaguinho; Victor Simões e Reinaldo
Técnico: Ney Franco
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Douglas, Fábio Luciano e Éverton Silva; Kléberson, Jônatas, Willians e Ibson; Zé Roberto e Obina
Técnico: Cuca