postado em 15/02/2009 18:12
Com uma grande atuação, o Criciúma derrotou neste domingo o Figueirense por 4 a 1 e se consagrou campeão do primeiro turno do Campeonato Catarinense. Com gols de Kempes, Zulu e Michel, o Tigre dominou boa parte do duelo e aproveitou o fato de o adversário entrar em campo com uma equipe mista.
Com o resultado, os donos da casa chegaram aos 19 pontos e foram beneficiados pela derrota do Joinville para a Chapecoense por 1 a 0. Em contrapartida, o Figueirense estacionou nos 12 pontos. Pela próxima rodada, que marca a abertura do returno, o Criciúma recebe o Joinville, no Heriberto Hulse. Por outro lado, o Figueirense vai à Tubarão e duela contra o Atlético.
O jogo
Com uma equipe praticamente reserva, pois o treinador Pintado decidiu priorizar a Copa do Brasil, o Figueirense surpreendeu o adversário e dominou boa parte do primeiro tempo. Melhor no jogo, os Alvinegros tiveram a primeira grande chance de abrir o placar. Rafael Coelho chutou forte e a bola bateu na trave, Marcelo, no rebote, desperdiçou grande chance. Apagado na partida, o Criciúma continuou sofrendo pressão do visitante. Solto e sem responsabilidade na partida, o Figueirense acabou marcando um gol com Rafael Coelho, entretanto o árbitro anotou impedimento e anulou o tento.
Conforme o gol não saía, os visitantes cederam terreno ao Tigre e acabaram cometendo erros cruciais. Após falha do zagueiro Marcos, Kempes aproveitou e abriu o placar. Marcos sentiu a pressão após a falha no primeiro gol e voltou a errar em uma hora errada. Zulu aproveitou o equívoco e anotou mais um gol na competição. Com dois gols de vantagem, o Tigre manteve o ritmo e encerrou a primeira etapa na frente.
Na volta do intervalo, o Criciúma voltou muito melhor e chegou ao terceiro gol com menos de cinco minutos. Michel recebeu lançamento, matou no peito e, sem deixar a bola cair, chutou forte para estufar a rede. Com três a zero no placar, o Tigre seguiu com um bom ritmo de jogo e aproveitando as falhas defensivas do adversário. Entretanto, após uma falha de sua própria retaguarda, o Figueirense chegou ao gol. Em cobrança de pênalti, Marcelo marcou e diminuiu a vantagem.
O gol reanimaria os visitantes na partida, porém o zagueiro Jason acabou expulso logo depois e prejudicou o Figueirense. Com um a menos, o atual campeão catarinense não teve forças para reagir e tirar o título do adversário. Com controle da partida, os mandantes ainda chegaram ao quarto gol. Em outra falha do zagueiro Marcos, o lateral-esquerdo Wellington aproveitou e fez o quarto gol, definindo o resultado.
Confira os resultados deste domingo pelo Campeonato Catarinense:
Marcílio Dias 0 x 2 Atlético Ibirama
Chapecoense 1 x 0 Joinville