postado em 15/02/2009 18:14
Com um gol de Josiel aos 46 minutos do segundo tempo, o Flamengo arrancou empate por 1 a 1 com o Botafogo na tarde deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e ficou com a primeira colocação do Grupo A da Taça Guanabara - primeiro turno do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro chegou aos 17 pontos, um a mais que o Botafogo, que teve seu gol marcado por Batista, ainda na primeira etapa.
As duas equipes estão nas semifinais, mas seus adversários só serão conhecidos na terça-feira, quando o Vasco vai tentar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) recuperar os pontos perdidos na quinta-feira, por escalar supostamente de forma irregular o atleta Jeferson na derrota de 2 a 0 para o Americano.
O primeiro tempo começou com o Flamengo dando a impressão de que estava mais organizado em campo, porém com o Botafogo levando mais perigo quando ia ao ataque. Aos cinco minutos, Leandro Guerreiro arriscou de fora da área à direita do goleiro Bruno. Cinco minutos depois, Reinaldo foi lançado na área e chutou, já desequilibrado, para fora.
Os lances ofensivos deram mais confiança ao Botafogo, que abriu o marcador aos 16 minutos. Batista tabelou com Reinaldo e, da entrada da área, chutou no canto direito de Bruno. Foi o primeiro gol do volante com a camisa botafoguense. A primeira vez que o Flamengo assustou o Botafogo foi aos 22 minutos, num chute de fora da área de Egídio, que o goleiro Renan defendeu.
A desvantagem no marcador abateu o Flamengo. O Botafogo então passou a desperdiçar muitas oportunidades de ampliar. Aos 25 minutos Alessandro cruzou e Diego, livre de marcação, cabeceou para o goleiro defender. Dois minutos depois Lucas Silva recebeu de Alessandro e chutou com violência, à direita de Bruno.
Sem conseguir furar a defesa botafoguense, o Flamengo assustava apenas em chutes de fora da área. Em dois deles, aos 36 e 39 minutos, Jônatas forçou boa defesa de Renan. O goleiro alvinegro ainda viu Bruno, aos 43, cobrar sobre o gol uma falta, no último lance de emoção da primeira etapa.
Logo aos cinco minutos do segundo tempo o Flamengo desperdiçou a sua melhor oportunidade até então para empatar. Zé Roberto cruzou da direita e Alessandro empurrou Egídio, que iria cabecear de dentro da pequena área. O árbitro José Alexandre Barbosa Lima corretamente assinalou o pênalti. Obina foi para a cobrança e Renan fez grande defesa. Foi a segunda penalidade máxima perdida pelo xodó da torcida rubro-negra na Taça Guanabara.
Antes ele tinha perdido na vitória de 2 a 1 sobre o Bangu.
Mesmo com o pênalti perdido o Flamengo seguiu mais presente no campo de ataque. Porém com um Botafogo cada vez mais perigoso nos contra-golpes. Aos 12 minutos, Jougle chutou de fora da área e Bruno fez boa defesa. Um minuto depois Reinaldo fez grande jogada individual e deixou Wellington Júnior na cara do gol. Mas o jovem botafoguense chutou mal, para fora.
A resposta do Flamengo veio aos 20 minutos, num chute de Jônatas à direita de Renan. Porém, mais perigo para o gol botafoguense levou uma cabeçada de Josiel, aos 24. Quatro minutos depois o goleiro do Alvinegro salvou com um tapa um chute de Josiel, quando por pouco foi encoberto.
Josiel vinha se tornando o mais perigoso atacante do Flamengo. Tanto que, aos 32 minutos, quase empatou ao receber na área, girar ao redor de Leandro Guerreiro e chutar para a defesa de Renan. De tanto insistir o Flamengo chegou ao empate aos 46 minutos. Zé Roberto chutou, Renan deu rebote e Josiel empurrou para o fundo da rede, definindo o empate.