postado em 16/02/2009 08:27
Mesmo que pouco equilíbrio tenha sido visto dentro de quadra, as seleções das Conferência Leste e Oeste seguiram em disputa acirrada para ver quem domina a NBA. Comandado pelos ex-companheiros Kobe Bryant e Shaquille O'Neal, o Oeste venceu por 146 a 119 em Phoenix e manteve o revezamento que vem marcando as últimas edições do All-Star Game.
Se o Leste ainda detém com folga a supremacia histórica do Jogo das Estrelas - ganhou 35 das 60 partidas já disputadas - desde 1995 a série tem sido marcada pela paridade de forças, com sete vitórias para cada lado. No ano passado, em Nova Orleans, os derrotados deste domingo haviam vencido por 134 a 128. Seguindo a troca de vencedores, o Oeste havia levado a melhor em 2007.
Novamente marcado pela falta de preocupação com o sistema defensivo, o embate que encerra uma das maiores festas do esporte norte-americano terminou com um placar bastante alto, sendo que a conferência mandante dominou as ações desde o primeiro quarto, vencido por 34 a 27. A diferença em favor da equipe branca ainda foi concretizada no terceiro período, quando um marcador de 38 a 24 foi aplicado.
Com 27 pontos em 29 minutos em quadra, Kobe Bryant acabou sendo o destaque da partida. Jogando sério, o ala-armador não negou o sentimento de vingar a derrota de 2008: "Queríamos ser agressivos. Conversamos sobre isso antes de entrar na quadra, queríamos jogar. Perdemos no ano passado e devíamos assegurar que atuaríamos de forma dura para sair com a vitória desta vez".
Eleito pela terceira vez MVP (Jogador mais Valioso) de um All-Star Game, Kobe teve de dividir o prêmio com Shaquille O'Neal, com quem teve problemas na época de Los Angeles Lakers. Embora tenha permanecido em quadra por somente 10 minutos, o pivô encaixou lances geniais e brilhou com 17 pontos e cinco rebotes.
Além de marcar o reencontro entre os astros que juntos foram tricampeões da NBA, a partida ainda pode ter significado a última aparição de Amare Stoudemire em Phoenix como atleta dos Suns. Um dos destaques do Oeste com 19 tentos e seis rebotes, o ala-pivô tem contrato com a franquia somente até o fim da temporada e pode ser negociado ainda em fevereiro.
"Se este foi meu último jogo em Phoenix como atleta da casa, foi um ótimo jeito de dizer adeus", afirmou Stoudemire, que admitiu ter sonhado até com o prêmio de MVP da noite. "Tive muita diversão e achei que isso fosse possível, mas Kobe e Shaq realizaram uma bela partida. Foi ótimo de se ver".
Pelos lados do Leste, até o cestinha LeBron James, autor de 20 pontos, rendeu-se à atuação dos antigos parceiros de Lakers. "É ótimo assistir a eles competindo como fizeram nesta noite (de domingo)", afirmou o astro do Cleveland Cavaliers, que foi acompanhado no time pelos alas-armadores Ray Allen e Dwyane Wade, ambos com 18 tentos marcados.