postado em 16/02/2009 20:57
Apesar da Liga Sul-americana de basquete masculino dar o seu 'tapinha inicial' nesta terça-feira, o Universo/BRB/Brasília ainda busca uma vaga na competição. Conforme divulgou a assessoria de imprensa da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) nesta segunda-feira, a equipe da capital federal entrou com um processo no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) para reivindicar um lugar na competição.
Jorge Bastos, diretor da equipe comandada por Lula Ferreira, esteve reunido durante esta segunda-feira com o presidente da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego, e deixou claro sua queixa. De acordo com o dirigente, a vaga pertencente ao Pitágoras/Minas é de fato e de direito de sua equipe, pelo vice-campeonato brasileiro na última temporada.
Entretanto após ser derrotado pelo Flamengo na final do nacional, o Brasília optou por disputar a Liga das Américas de 2009, a qual conquistou o título recentemente, e preteriu a competição sul-americana. Com a ausência primeiramente confirmada, o Minas, terceiro colocado no Nacional, acabou herdando a vaga. Contudo, o Minas também disputou a Liga das Américas, depois de ocorrerem algumas desistências e abriu o direito de queixa aos brasilienses.
Com a participação dos mineiros na competição, o Brasília alega que ficaria prejudicado por participar de apenas uma competição continental, ao contrário da equipe de Flávio Davis, que terminaria o Nacional uma posição atrás e jogaria ambos os torneios.
No que depender da reunião desta segunda-feira, o pedido do Brasília será rejeitado, pois o presidente da CBB se recusou a retirar o Minas da competição.