postado em 18/02/2009 08:00
Ao conquistar a Copa Sul-americana, em dezembro passado, o Inter intitulou-se "Campeão de Tudo", por ser o único clube brasileiro a ter conquistado todos os títulos atualmente em disputa. A boa fase internacional do Colorado contrasta com sua seca de títulos nacionais. A primeira oportunidade para acabar com o jejum começa nesta quarta-feira, no interior do Mato Grosso. O dia marca a estreia do time na Copa do Brasil contra o União Rondonópolis. A partida começa às 21h50 (de Brasília) e é o primeiro passo vermelho para voltar à Libertadores.A última vez que o Inter chegou à principal competição das Américas via Copa do Brasil foi em 1992, quando derrotou o Fluminense na final. Desde então, são 14 fracassos - em 2006 e 2007, os colorados não disputaram o torneio. As eliminações ocorreram das mais variadas formas, em casa, como visitante, sendo goleado ou nos pênaltis. Não importava o modo, a frustração sempre chegava.
Para dar cabo a essa sina, 2009 parece ser um bom ano. O time de Tite ainda não perdeu na temporada. Além de ter jogadores consagrados, a equipe vê brilhar novos talentos como Taison. O elenco é elástico e qualificado. Soma-se tudo e se tem um forte candidato ao título. A diretoria não mede esforços para dar conforto a seus atletas. Foram desembolsados R$ 150 mil para fretar um voo. O valor é três vezes maior se a delegação tivesse viajado em um avião de linha. Porém, a medida reduz em sete horas o tempo de viagem.
Para o início da caminhada, um desfalque. O meia Alex foi poupado devido a dores musculares. No seu lugar entra Andrezinho, 12; jogador de Tite no ano passado. O objetivo é não trazer a partida de volta para o Beira-Rio. Para isso, é preciso vencer por dois gols no Estádio Luthero Lopes, que fica a 220 Km da Capital Cuiabá.
Se o Inter vive fase exuberante, os donos da casa estão em crise. Na semana passada, o técnico Valdo, ex-jogador da seleção brasileira nas Copas de 86 e 90, foi demitido. Ele foi substituído por José Humberto, meia do Santos nos anos 80. O principal nome do elenco é o recém-contratado zagueiro Odvan, que chegou a defender a seleção brasileira na Era Vanderlei Luxemburgo, mas é dúvida para a partida.
O sonho de voltar à Libertadores começa nesta quarta para o Inter. É o famoso caminho mais curto para a competição continental. Caso tropece, o desafio colorado ficará maior, assim como o jejum. Se a vaga não vier na Copa do Brasil, será preciso realizar boa campanha no Campeonato Brasileiro, onde o título não é conquistado há 30 anos.
FICHA TÉCNICA - UNIÃO RONDONÓPOLIS X INTERNACIONAL
Local: Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis (MT)
Data: 18 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas e Eremilson Xavier Macedo (ambos do DF)
UNIÃO RONDONÓPOLIS: Paulo Sérgio; Richard, Alex Mineiro, Ataliba (Odvan) e Ruan; Wender, Rocha, Kalil e Jonas; Clodoaldo e Diogo
Técnico: José Humberto
INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Magrão, Guiñazu, Andrezinho e D;Alessandro; Taison e Nilmar
Técnico: Tite