postado em 18/02/2009 09:07
Beneficiado pela suspensão ao ala-armador Jason Richardson, que acabou preso no último domingo por dirigir em alta velocidade, Leandrinho Barbosa retornou ao time titular do Phoenix Suns e não decepcionou. Em partida que marcava a estreia do técinco interino Alvin Gentry, o brasileiro comandou com 24 pontos o passeio da equipe em casa sobre o Los Angeles Clippers: 140 a 100.
Antigo auxiliar de Mike D'Antoni, demitido ao fim da última temporada da NBA, Gentry acabou ficando provisoriamente com o cargo de treinador na tentativa de restabelecer o jogo rápido e envolvente dos Suns. No primeiro desafio após a saída de Terry Porter, o plantel do Arizona correspondeu às expectativas, chegando ao intervalo já com uma vantagem de 81 a 49.
Dentro de quadra, conforme se previa Leandrinho foi o escolhido pelo novo técnico para assumir a vaga de Richardson, punido pela franquia após a detenção de domingo. Homem que por mais tempo atuou entre os mandantes (27 minutos), o brasileiro brilhou não só por ter sido o cestinha do encontro com 24 unidades - mesma marca do visitante Eric Gordon -, mas também por ter anotado sete rebotes e cinco assistências.
Vale menção ainda a atuação de Amare Stoudemire. Com contrato apenas até o fim desta edição da liga, o ala-pivô era um dos principais prejudicados pelo estilo mais burocrático imposto por Potter. Com 23 pontos e cinco rebotes colecionados nesta terça-feira, ele deu uma declaração dando conta de que pode permanecer no Arizona.
"Agora tudo parece totalmente diferente. Estamos nos sentindo relaxados, prontos e simplesmente corremos e jogamos livres", afirmou Stoudemire, não deixando de 'cutucar' o treinador que deixou os Suns na nona posição da Conferência Oeste. Ainda fora da zona de classificação aos playoffs, o time precisa de duas vitórias para alcançar o Utah Jazz, dono do oitavo posto.
Apontado como o grande responsável pela exibição de gala dos mandantes, Gentry fez questão de, no entanto, conter os ânimos de seus jogadores. "Gostei do nosso esforço e do que fizemos, mas não vamos nos coroar como campeões da NBA ainda, ok?", brincou o comandante interino, que agora tem dois jogos considerados fáceis para tentar se efetivar no cargo - o Phoenix reencontra os Clippers nesta quarta, desta vez em Los Angeles, e recebe o Oklahoma Thunder na sexta.
Confira todos os resultados da NBA nesta terça-feira:
Phoenix Suns 140 x 100 Los Angeles Clippers
Indiana Pacers 100 x 91 Philadelphia 76ers
Orlando Magic 107 x 102 Charlotte Bobcats
Washington Wizards 111 x 103 Minnesota Timberwolves
Detroit Pistons 86 x 92 Milwaukee Bucks
New York Knicks 112 107 San Antonio Spurs
Oklahoma Thunder 98 x 100 New Orleans Hornets
Houston Rockets 114 x 88 New Jersey Nets
Utah Jazz 117 x 99 Memphis Grizzlies
Los Angeles Lakers 96 x 83 Atlanta Hawks