postado em 18/02/2009 10:13
O Santos faz nesta quarta-feira, às 21h50 (Brasília), a sua estreia na Copa do Brasil 2009. O primeiro desafio do Peixe será diante do Rio Branco-AC, no Estádio Arena da Floresta, casa do seu rival. A ideia dos santistas é vencer por dois ou mais gols de diferença, que garantem à equipe a classificação direta para a próxima fase do torneio.
Para o duelo desta quarta, o estreante técnico alvinegro, Vágner Mancini, resolveu poupar vários de seus titulares, visando um melhor recondicionamento físico dos atletas. O goleiro Fábio Costa e o zagueiro Fabiano Eller são dois exemplos, mas também ficaram de fora por terem brigado no vestiário do time, no intervalo da partida em que o Santos foi derrotado pelo Marília, por 1 a 0, na última quinta-feira, no Interior paulista.
Além do goleiro e do defensor, não viajaram com o grupo o lateral-esquerdo Léo, o meia Lúcio Flávio e o atacante Roni. Com isso, Douglas (goleiro), Fabão (zagueiro), Triguinho (lateral), Róbson (meia) e Bolaños (meia-atacante) devem ganhar uma chance de começar jogando como titulares.
Campeão desta competição em 2005, no comando do Paulista de Jundiaí, Mancini acredita que o Alvinegro Praiano tem condições de ir longe na Copa do Brasil. Para isso, o ideal é que o time já comece eliminando o confronto de volta.
"É um tipo de torneio que me agrada muito. O jogo de 180 minutos faz com que a estratégia seja rápida. A gente teria dois caminhos e eu preferi um. Vamos dar uma poupada em alguns atletas, que não estão tão bem fisicamente e teriam um desgaste excessivo", revelou o treinador, confiante de que sua equipe irá conseguir eliminar o Rio Branco.
"Não é porque vamos até o Acre sem alguns de nossos titulares que não estamos pensando na classificação. Ao mesmo tempo em que estamos poupando alguns jogadores, se nós formos até lá e eliminarmos o jogo de volta, teremos um tempo maior de treinamento e isso sempre deve ser levado em consideração, principalmente quando se trata de um início de temporada", comentou Vágner Mancini.
Já o Rio Branco, bicampeão acreano, pretende levar a decisão da vaga para a Vila Belmiro. Para isso, o Estrelão deve jogar com uma formação mais cautelosa, com cinco jogadores no meio-campo. "Independente da situação que o Santos vive, temos que respeitar a tradição da equipe, um grande clube do futebol brasileiro", disse o técnico Ulisses Torres.
Para o duelo desta quarta, o treinador do Rio Branco ainda não sabe se poderá contar com o volante boliviano Milton Megar, que ainda não teve a sua inscrição confirmada pelo BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Caso Melgar não possa atuar, Erismeu irá entrar no meio-campo.
Com um esquema tático mais defensivo, a equipe acreana aposta nos gols do centroavante Juliano César para surpreender o adversário.
Empolgado com a possibilidade do duelo com Kléber Pereira, um dos artilheiros do último Campeonato Brasileiro, com 21 gols, Juliano César espera levar a melhor neste encontro. "Ele é um grande jogador, mas espero fazer gols e vencer essa disputa contra ele", disse Juliano.
FICHA TÉCNICA
RIO BRANCO-AC X SANTOS
Local: Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco (AC)
Data: 18 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (Fifa-RO) e Wilson Gonçalves de Aquino (RO)
RIO BRANCO-AC: Rafael; Bruno, Fábio, Jajá e Milton; Zé Marco, Milton Melgar (Erismeu), Ismael, Testinha e Neném; Juliano César
Técnico: Ulisses Torres
SANTOS: Douglas; Pará, Domingos, Fabão e Triguinho; Roberto Brum, Rodrigo Souto, Róbson e Madson; Bolaños e Kléber Pereira
Técnico: Vágner Mancini