postado em 18/02/2009 14:45
Com a definição das semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Flamengo vai entrar em campo no próximo sábado, às 16 horas (de Brasília), para medir forças com o Resende por uma vaga na grande decisão. Muitos comemoraram o fato, já que, se o Vasco conseguisse recuperar os pontos perdidos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-Ferj), o próximo desafio do Rubro-negro seria o clássico com o Fluminense. Porém, a ordem na Gávea é pregar o máximo de respeito ao adversário de menor tradição.
"Qualquer adversário que o Flamengo tivesse pela frente seria complicado, pois ninguém se classifica para as semifinais de uma Taça Guanabara por acaso. Tirando os aspectos jurídicos, se o Resende soube aproveitar a ocasião para garantir a sua vaga, teve seus méritos. Com certeza será um jogo muito complicado, pois o Resende também quer a vaga na final", comentou o lateral-direito Leonardo Moura.
Para o zagueiro e capitão Fábio Luciano, o time do Resende se torna ainda mais perigoso pelo fato de o favoritismo estar sendo jogado para o lado do Flamengo. "O favoritismo está todo jogado nas costas do Flamengo e só por isso a partida será ainda mais complicada. Até porque do outro lado do campo existem profissionais sérios e capazes, que se classificaram com méritos e que estão dispostos a garantir vaga na decisão. Vamos ter uma atenção ainda maior para não sermos surpreendidos", prometeu.
Para o técnico Cuca, as dificuldades do Flamengo na partida deste sábado serão enormes pelo fato de o time ainda não ter encontrado o padrão de jogo ideal. O comandante lembrou que o Resende iniciou há muito mais tempo a preparação para a disputa do Estadual.
"Não estou satisfeito com o rendimento do Flamengo, apesar de estarmos com números que não podem ser contestados. Ainda não estamos atuando da melhor maneira possível e por isso temos que trabalhar muito. Não me iludo esperando nenhum tipo de facilidade na partida deste domingo, já que ainda estamos no início de uma caminhada, enquanto o Resende está se preparando para esta competição há muito mais tempo que nós", ressaltou.
Além de respeitar o Resende e esperar muitas dificuldades na partida deste sábado, os jogadores do Flamengo não querem abrir mão de nenhum fator que possa ser benéfico e facilite uma classificação para as semifinais. Sabendo que a presença de torcedores adversários tem tudo para ser muito reduzida, por se tratar de um time do interior do estado, os atletas flamenguistas trataram de convocar a massa rubro-negra para lotar o Maracanã e empurrar o time rumo à classificação.
"Não podemos abrir mão de nada que nos favoreça neste sábado, pois já sabemos que o Resende vai fazer de tudo para dificultar a nossa vida. Contamos com a ajuda da torcida do Flamengo, que nunca deixa de fazer a sua parte. Esperamos que o Maracanã esteja lotado, com os torcedores nos empurrando rumo a essa classificação", convocou Leonardo Moura.
A equipe do Flamengo para a partida contra o Resende ainda não está definida, mas são grandes as chances de o atacante Josiel ganhar uma oportunidade no ataque, no lugar de Obina, que desperdiçou um pênalti no empate por 1 a 1 com o Botafogo no domingo passado e ainda não conseguiu balançar as redes em 2009. Josiel, por sua vez, mesmo entrando no segundo tempo dos jogos já marcou dois gols muito importantes, diante dos botafoguenses e na vitória de 1 a 0 sobre o Volta Redonda.
Na zaga, Thiago Salles seguirá com a vaga, uma vez que Ronaldo Angelim, que teve que passar por uma cirurgia no joelho direito, permanece de fora. Resta saber se o lateral-esquerdo Juan, que se recupera de uma lesão na perna esquerda, poderá ser aproveitado. Do contrário, Egídio e Éverton, este que vem atuando improvisado no setor, são as opções.