postado em 18/02/2009 17:15
Depois de dois meses de parada por conta do rigoroso inverno, o Dínamo de Kiev voltou a atuar oficialmente nesta quarta-feira e teve logo uma pedreira pela frente: o Valencia, que arrancou um empate por 1 x 1 na casa do rival e agora avança às oitavas-de-final da Copa da Uefa se empatar sem gols no jogo de volta, na Espanha.
A neve não perdoou os jogadores durante quase todo o jogo, mas mesmo assim os dois times fizeram um jogo quente. Logo aos oito minutos, após os mandantes desperdiçarem clara chance de gol, o Valencia abriu o placar: Mata avançou pela lateral e cruzou para David Silva, que desviou do primeiro pau para as redes.
A partir daí, o Dínamo pressionou muito, mas só chegou ao empate aos 20 do segundo tempo, gol de Milevsky, após falta cobrada da lateral. O mesmo Milevsky deixaria os donos da casa em maus lençóis dois minutos depois. O jogador, que já tinha amarelo, foi punido por ter simulado uma falta e deixou a equipe do brasileiro Betão com um a menos.
O técnico Unai Emery, então, mandou o time espanhol para o ataque, colocando em campo o artilheiro David Villa e Baraja. A dez minutos do fim, os visitantes reclamaram muito de um suposto pênalti não marcado em Del Horno. Pouco depois, o veterano Fernando Morientes jogou para fora a última chance da equilibrada partida.
Atual campeão vence: Em outro jogo desta quarta-feira na Copa da Uefa, o Zenit, que assim como o Dínamo não atuava há muito tempo por causa do inverno, bateu o Stuttgart por 2 x 1 em Saint Petersburgo e largou na frente na briga por uma vaga nas oitavas-de-final da competição.
Sem a sua principal estrela, Arshavin, vendida ao Arsenal da Inglaterra, os russos saíram na frente logo aos dois minutos jogados, gol de Huszti. Mário Gomez deixou tudo igual para os alemães aos 15, mas Tymoschuk, aos 45, garantiu o triunfo do atual campeão da Uefa.