postado em 18/02/2009 21:39
Afastado das semifinais da Taça Guanabara por uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva, o Vasco começou bem a disputa da Copa do Brasil. O time carioca goleou o Flamengo do Piauí por 4 x 1 em partida disputada nesta quarta-feira no Estádio Albertão, em Teresina, resultado que eliminou a equipe piauiense da competição sem a necessidade do segundo jogo. Na segunda rodada do torneio, o Vasco vai enfrentar o vencedor do confronto entre Central de Caruaru e Ceará.
Escalado com a força máxima pelo técnico Dorival Júnior, o Vasco não teve a menor dificuldade para construir o resultado e poderia até obtido um placar até mais avantajado se seus atacantes não tivessem desperdiçados tantas oportunidades, principalmente no primeiro tempo.
O Vasco começou a partida no ataque e com menos de um minuto, o lateral Tote recebeu o cartão amarelo por falta violenta. Apoiado por boa parte da torcida presente ao estádio, o time carioca mostrou suas armas aos três minutos quando Rodrigo Pimpão arrancou para direita e cruzou para Elton concluir e obrigar o goleiro Róbson a praticar boa defesa.
Aos nove minutos, o meia Jéferson, pivô do caso que tirou seis pontos do Vasco no Campeonato Carioca, acertou um belo chute da intermediária, sem qualquer chance para Robson, abrindo o marcador. Em desvantagem, o time da casa que é dirigido pelo ex-zagueiro Paulo Moroni que já defendeu o clube de São Januário, tentou partir para o ataaque mas esbarrava nas próprias limitações técnicas.
O Vasco marcava a saída de bola do Flamengo e dificultava a armação do adversário. Aos 22 minutos, Paulo Sérgio que tinha muita liberdade para atacar, cruzou e Elton chutou com grande perigo. Três minutos depois foi a vez de Rodrigo Pimpão desperdiçar uma grande chance ao cabecear fraco quando estava na frente do goleiro piauiense. Aos 26 minutos, o Vasco chegou ao segundo gol. Elton recebeu livre, driblou o goleiro Róbson e colocou a bola nas redes para delírio da torcida vascaína.
O time da casa se perdeu completamente e aos 32 minutos, Rodrigo Pimpão voltou a desperdiçar outra grande oportunidade ao cabecear errado quando estava livre na pequena área. No minuto seguinte, o volante Amaral chutou de muito longe e quase surpreendeu o goleiro Robson.
Com a partida nas mãos, o Vasco diminuiu seu ritmo e permitiu que o Flamengo se animasse a partir para o ataque e o time de Teresina acabou marcando seu gol aos 44 minutos em bela jogada de Joniel que se aproveitou da desatenção da zaga vascaína para acertar um chute violento no ângulo esquerdo de Tiago, definindo o placar do primeiro tempo.
O gol no final da primeira etapa animou o Flamengo que voltou bem mais agressivo para o segundo tempo tentando o gol de empate logo nos primeiros minutos. Já o Vasco parecia sentir o golpe e tinha dificuldade em repetir a atuação do primeiro tempo. O time carioca parecia nervoso com a dificuldade em impor seu ritmo e passou a fazer faltas seguidas, tornando mais tenso o clima da partida. Aos 11 minutos, Titi acertou Joniel e os jogadores das duas equipes se desentenderam dentro de campo.
Preocupado com Carlos Alberto que já tinha recebido cartão amarelo e aparentava muito nervosismo, o técnico Dorival Júnior colocou Alex Teixeira em seu lugar. A modificação acabou produzindo resultados e o Vasco acabou chegando ao terceiro gol aos 23 minutos através do lateral Paulo Sérgio em cobrança perfeita de falta. O chute do lateral vascaíno deixou o goleiro piauiense inteiramente sem ação. O gol reanimou a equipe carioca e no minuto seguinte, Rodrigo Pimpão fez boa jogada pela direita e chutou, mas a bola bateu na trave esquerda do goleiro do Flamengo.
O Vasco continuou buscando o quarto gol para acabar com qualquer possibilidade de reação do Flamengo mas seus atacantescontinuavam cometendo erros de finalização como aconteceu com Alex Teixeira aos 35, chutando em cima do goleiro Robson. Aos 42 minutos, Elton se livrou do zagueiro Serginho e chutou cruzado para marcar o quarto gol, definindo a partida e a classificação do Vasco para a próxima fase da Copa do Brasil.