postado em 20/02/2009 09:24
Mesmo após ver sua equipe ser derrotada em casa pelo San Antonio Spurs por 83 a 79 na noite desta quinta-feira, o técnico do Detroit Pistons Michael Curry ficou satisfeito com a forte marcação imposta a Tim Duncan. Se mesmo sofrendo com os rivais o pivô conseguiu fazer um double-double (dois dígitos em dois fundamentos) de 18 pontos e 18 rebotes, isso diz muito a respeito do talento da estrela do Texas.
"Não podemos dizer que Duncan não brilhou quando ele marca 18 e 18", disse Curry, perplexo com o decisivo atleta que somou sete pontos e oito rebotes apenas no último período de jogo. "As pessoas não vão perceber totalmente o quão grande jogador é aquele que estão vendo até ele se aposentar. Ele simplesmente entra em quadra e faz isso jogo após jogo".
Um dos atletas mais regulares de toda a NBA, o astro dos Spurs garantiu nesta quinta-feira seu 34º duplo-duplo em 52 partidas realizadas na temporada - é o terceiro melhor da liga nesse fundamento. Com o forte desempenho do pivô, ficaram minimizadas tanto a ausência de Manu Ginóbili, que ficará ao menos mais duas semanas afastado das quadras com uma lesão no joelho, quanto a bela atuação de Allen Iverson, cestinha do encontro com 31 unidades.
"Tim é a base para tudo o que fazemos. Ele pega rebotes e ainda faz algumas cestas, e é disso que precisamos", elogiou ainda Gregg Popovich, comandante do time texano que é o terceiro colocado da Conferência Oeste. Com o resultado, os alvinegros chegaram à quarta vitória nos últimos sete jogos disputados - todos foram realizados fora de casa, em seqüência longe de San Antonio que se encerrará apenas neste sábado, na visita a Washington.
"Este jogo foi duro, mas conseguimos, porque necessitávamos vencer", afirmou Tony Parker, que com 19 pontos e 11 assistências também foi importante para quebrar a série de duas derrotas consecutivas dos Spurs. "Perdemos recentemente algumas partidas que podíamos ter ganhado, então isso nos dá confiança para terminar tudo ante os Wizards".
Campeões do Leste em 2004 e 2005, os Pistons não vêm apresentando rendimento semelhante nesta temporada. Ocupando atualmente a sétima posição de sua conferência, a equipe até esteve perto de conseguir triunfar pela primeira vez após quatro derrotas seguidas, mas só viu o jejum aumentar.
"Perdemos de novo, e não dá para arranjar uma explicação", lamentou Rodney Stuckley, abaixo da média nesta sexta com dois pontos e oito assistências.
No mau momento do Detroit, nem Iverson se salvou totalmente. Embora tenha assegurado 31 tentos na partida, o ala-armador se equivocou em tentativa para três que poderia haver empatado o marcador nos segundos finais. "Eu tinha mais tempo do que pensava, e me apressei", reconheceu o atleta, transferido do Denver Nuggets no início da temporada 2008/09.