postado em 20/02/2009 18:34
Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira, o Vasco confirmou as declarações de Roberto Dinamite e não vai usar a decisão do TRT para paralisar o Campeonato Carioca. A briga para retomar os seis pontos perdidos na Taça Guanabara segue apenas no STJD. A tentativa de apelar para a Justiça Comum, no entanto, fez com que a Procuradoria do TJD-RJ solicitasse a exclusão do clube no Estadual.
O presidente cruzmaltino anunciou que, ao contrário do que o próprio site oficial do Vasco publicou na quinta-feira, o parecer do TRT que garantia o time na semifinal da Taça Guanabara não será usado por medo de represálias de Ferj, CBF e Fifa, que não aceitam apelo à Justiça Comum se não esgotassem os recursos na esfera esportiva.
Com isso, estão no STJD as últimas esperanças do time em jogar a fase final do primeiro turno do Carioca, já que a equipe de Dorival Junior foi derrotada por quase unanimidade no TJD-RJ, inclusive no Pleno. A entidade estadual, no entanto, ainda quer punição maior à agremiação por não ter se restringido à Justiça Desportiva.
A procuradoria carioca incluiu o Vasco no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por "pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro".
A punição é a exclusão da competição, no caso o Estadual, e multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil. O julgamento ainda não foi marcado, mas o mais provável é que o caso seja analisado depois do Carnaval, quando já serão conhecidos os finalistas da Taça Guanabara.
A confusão em torno do clube presidido por Roberto Dinamite tem a ver com Jéferson. O meia, contratado do Santo André, abandonou o Brasiliense em 2005 alegando atraso salarial e atuava sob liberação judicial.
Na estreia do Vasco no Carioca deste ano, vitória por 2 x 0 do Americano em São Januário, o jogador foi utilizado, mas o mandado de garantia obtido pelo Vasco não foi reconhecido a tempo pelo TJD-RJ e por isso o time foi punido com a perda dos seis pontos, que o tirou das semifinais da Guanabara.