postado em 21/02/2009 08:00
Menos de 48 horas depois de vencer o Estudiantes pela Copa Libertadores da América, o Cruzeiro volta a campo pelo Campeonato Mineiro. Neste sábado, a Raposa vai ao Triângulo Mineiro enfrentar o Uberaba, às 18h15 (horário de Brasília). O Zebu, que desafia os 100% de aproveitamento dos celestes em 2009, tem seis pontos em 15 disputados.É muito pouco provável que o Cruzeiro leve seu time titular para Uberaba. Os jogadores precisam descansar não só porque jogaram pela Libertadores na última quinta, mas também porque terão de encarar uma longa viagem para o Equador, já que voltam a campo na quarta que vem pelo torneio continental, fora de casa, contra o Deportivo Quito.
Mesmo antes do início da Libertadores, que é o foco principal do primeiro semestre, Adilson Batista já vinha utilizando o rodízio. Por isto, não faria sentido mudar de ideia num momento como este. Esta prática é possível, inclusive, porque o elenco possui bons reservas em quase todas as posições e estes atletas também precisam manter a forma.
O Cruzeiro não pode, tampouco, desprezar o Campeonato Mineiro. O objetivo é garantir a melhor campanha na primeira fase. Nesta disputa, Ituiutaba e Democrata/GV estão na cola da Raposa e se aproveitarão de qualquer tropeço. Também pode surgir o Atlético, que está focado no estadual e deve engrenar a qualquer momento.
Com todos estes elementos, Kléber deve fazer sua primeira partida como titular do Cruzeiro. Na quinta-feira, ele estreou com dois gols na Libertadores, mas foi expulso após jogar apenas 14 minutos. Suspenso, o Gladiador não viaja para Quito. Tendo atuado por tão pouco tempo, ele deve ter plenas condições físicas para atuar neste sábado.
No Uberaba, a principal preocupação é com a defesa. A equipe sofreu sete gols nas duas últimas partidas. Neste sábado, o zagueiro Rogério não poderá atuar, pois está suspenso; Vacaria deve ser o substituto. Para piorar, o Cruzeiro tem o ataque mais positivo do Campeonato Mineiro, com 17 gols marcados.
FICHA TÉCNICA - UBERABA X CRUZEIRO
Local: Uberabão, em Uberaba (MG)
Data: 21 de fevereiro de 2009, sábado
Horário: 18h15 (Brasília)
Árbitro: Emerson Almeida Ferreira
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Ângela Paula Ribeiro
UBERABA: Lailson; Gustavo, Vacaria e Glauco; Ivonaldo, Balduíno, Gabriel e Maurício e Michelzinho; Augusto César e Danilo
Técnico: Pedrinho Rocha
CRUZEIRO: Andrey; Jancarlos, Anderson, Léo Fortunato (Gustavo) e Gerson Magrão; Elicarlos, Ramires (Zé Eduardo), Bernardo e Camilo; Kléber e Soares
Técnico: Adilson Batista