Superesportes

Contra Aston Villa, Chelsea estreia Hiddink e busca terceiro lugar no Campeonato Inglês

;

postado em 21/02/2009 08:00
A 26; rodada do Campeonato Inglês marcará a primeira partida do técnico holandês Guus Hiddink no comando do Chelsea. Neste sábado, o treinador da seleção russa fará sua estreia na equipe do amigo Roman Abramovich sob pressão: fora de casa, os Blues duelam com o Aston Villa às 9h45 (de Brasília) em confronto direto pela terceira rodada da competição.

Realizando uma surpreendente campanha nesta edição do Inglês, o Villa aparece com 51 pontos na tabela - dois a mais do que o Chelsea, que após a 25; rodada do campeonato demitiu o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari. Anunciado dias depois, Hiddink só assumiu o comando do clube londrino nesta semana, tendo apenas assistido à vitória de virada sobre o Watford por 3 a 1, com três gols do francês Nicolas Anelka, pelas oitavas-de-final da Copa da Inglaterra.

Há poucos dias no comando dos treinamentos em Stamford Bridge, Hiddink já vem empolgando os pupilos que tem à disposição. "O Hiddink é um treinador de nível mundial e sempre fez com que as equipes menores que treinou jogassem muito bem", destacou o meia Frank Lampard. "Trata-se de um técnico muito inteligente", elogiou o zagueiro e capitão John Terry.

Para a partida contra o Aston Villa, Hiddink deverá colocar em campo a dupla de atacantes Anelka e Didier Drogba - contrariando Felipão, que não gostava de atuar com os dois atletas simultaneamente. O português Ricardo Quaresma, última contratação de Scolari no Chelsea, também deverá ficar no banco de reservas.

A defesa, entretanto, é a maior preocupação do comandante holandês: o zagueiro brasileiro Alex é dúvida para a partida, por conta de um problema no tornozelo, enquanto o português Ricardo Carvalho tenta se recuperar de uma lesão na coxa. Desfalque certo é o lateral-esquerdo Ashley Cole, suspenso.

Em outra partida deste sábado, o Manchester United - líder com 59 pontos - tenta estender a vantagem sobre os demais colocados. Os Diabos Vermelhos recebem em Old Trafford o Blackburn, às 14h30 (de Brasília), e têm tudo para ver o goleiro holandês Edwin van der Sar quebrar um recorde europeu de mais tempo sem sofrer gols.

Van der Sar já soma incríveis 1.301 minutos de invencibilidade. O veterano de 38 anos não é batido por nenhum rival há 14 jogos - o último jogador a superar o holandês foi o francês Samir Nasri, na vitória do Arsenal por 2 a 1 sobre o Manchester United em 8 de novembro de 2008.

Caso não tome gols diante do frágil Blackburn, apenas o 18; colocado do Inglês com 23 pontos, Van der Sar se torna o goleiro europeu com mais tempo de invencibilidade: supera o belga Dany Verlinden, que em 1990 ficou exatos 1.390 minutos em campo sem ser vazado.

Liverpool recebe o City: Já no domingo, a partida mais agitada da rodada 26 da Premier League coloca frente a frente os atacantes Fernando Torres e Robinho. Às 12 horas (de Brasília), o vice-líder Liverpool abre as portas de Anfield Road para medir forças com o Manchester City, que conta com os brasileiros Robinho e Elano.

Precisando no triunfo para seguir na cola do United e na briga pelo título do Campeonato Inglês, o Liverpool possui 54 pontos, cinco a menos do que os Diabos Vermelhos. Já o Manchester City vem se recuperando de um péssimo início de temporada e ocupa o nono lugar, com 31 pontos.

No entanto, a prioridade dos Reds é o duelo de quarta-feira contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, pelas oitavas-de-final da Copa dos Campeões da Europa. Desta forma, o técnico Rafael Benítez já antecipou que poupará no domingo o meia Steven Gerrard, que se recupera de uma lesão muscular na coxa.

A 26; rodada do Campeonato Inglês será encerrada apenas na segunda-feira. Em jogo único às 17 horas, o Hull City recebe o Tottenham.

Confira todos os jogos do Inglês:

Sábado
Arsenal x Sunderland (9h45)
Aston Villa x Chelsea (12 horas)
Bolton x West Ham (12 horas)
Middlesbrough x Wigan (12 horas)
Stoke x Portsmouth (12 horas)
Manchester United x Blackburn (14h30)

Domingo
Fulham x West Bromwich (10h30)
Liverpool x Manchester City (12 horas)
Newcastle x Everton (13 horas)

Segunda-feira
Hull x Tottenham (17 horas)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação