postado em 21/02/2009 19:12
O Barcelona voltou a ser derrotado depois de 22 jogos de invencibilidade no Campeonato Espanhol. No surpreendente clássico da região da Catalunha neste sábado (21/02) no Camp Nou, pela 24ª rodada, o Espanyol, último colocado da tabela, bateu o líder absoluto do torneio com uma vitória por 2 x 1 e dois gols de um atleta revelado no no clube grená: o veterano meia Ivan de la Peña.
Após um empate por 0 x 0 no primeiro tempo, o Espanyol voltou para o segundo tempo mais bem arranjado em campo graças à vantagem numérica em campo: o Barça tinha perdido o volante Seydou Keita por uma entrada dura no rival Moisés, aos 39 minutos da etapa inicial.
Logo com cinco minutos de bola rolando no segundo tempo no Camp Nou, o brasileiro Nenê fez uma bela jogada pela esquerda e cruzou no segundo pau para a chegada de De la Peña, que concluiu de cabeça. Aos dez minutos, o experiente prata-da-casa do Barcelona aumentou a vantagem do Espanyol ao receber um presente do goleiro adversário Victor Valdés e mandando de cobertura.
O Barcelona chegou a descontar aos 17 minutos, em jogada de bola parada: após levantamento na área, a bola ricocheteou na defesa do Espanyol e sobrou para o volante Yaya Touré, que finalizou com um sem-pulo indefensável para o goleiro Carlos Kameni.
Derrotado na primeira rodada do Espanhol para o Numancia por 1 x 0, o Barcelona volta a sentir o sabor de um resultado negativo na competição. No entanto, o time de Josep Guardiola continua soberano na tabela de classificação, com 60 pontos - mas, agora, com uma vantagem de sete sobre o Real Madrid, que neste sábado aplicou 6 x 1 no Betis. Já o Espanyol deixa a lanterna da tabela e sobe para o 18º lugar, com 21 pontos - mas ainda na zona de rebaixamento.
No próximo final de semana, o Barcelona viaja à capital espanhola para duelar com o Atlético de Madrid no Estádio Vicente Calderón. Já o Espanyol segue na Catalunha para receber o outro representante da cidade mais importante do país: o Real.
Villarreal vence: Em outro jogo deste sábado no Campeonato Espanhol, o Villarreal passou pelo Sporting Gijón por 2 x 1 com gols do atacante italiano Giuseppe Rossi e do lateral-esquerdo Joan Capdevilla (o croata Mate Bilic descontou para os visitantes).
A vitória deixou o Villa provisoriamente na quarta colocação do Espanhol com 41 pontos, mas aguarda o duelo do Valencia no domingo contra o Deportivo La Coruña para ser confirmado no posto. Já o Gijón, com 27 pontos, permanece em 12º.