postado em 22/02/2009 12:24
O ano em que o Figueirense vai lutar para voltar à primeira divisão nacional tem sido só de insucessos. Atual campeão catarinense, a equipe do técnico Pintado terminou o primeiro turno em sétimo lugar entre os dez que disputam o Estadual e ainda começou a Copa do Brasil perdendo para o Sampaio Corrêa. Para tentar acabar com a má fase, a equipe visita às 16 h (de Brasília) o Atlético de Tubarão, um dos piores times do torneio.
Em sua estreia no segundo turno estadual, o alvinegro joga pressionado. Para defender o título de 2008, a equipe precisa vencer esta fase ou melhorar sua campanha para ficar com uma das duas vagas por índice técnico no quadrangular final. Cansado de fracassos, Pintado vê a partida deste domingo como última chance para alguns titulares.
"A partir desse jogo com o Sampaio Corrêa, a exigência é muito maior. O momento de melhorar é agora e aquele que quiser permanecer no Figueirense vai ter que jogar mais", afirmou o treinador, irritado pela derrota por 3 a 2 no Nordeste, na última quarta-feira. "Os gols que temos tomado vieram de erros individuais e temos que consertar isso. Ninguém vai ficar passeando por aqui, não", avisou.
Apesar da insatisfação, o comandante não deve fazer mudanças na escalação. Mesmo contrariado com as apresentações do time na temporada, Pintado quer dar entrosamento aos jogadores e promete só fazer alterações neste fim-de-semana se alguém estiver lesionado ou suspenso.
O adversário, pelo menos, traz à tona boas lembranças ao elenco alvinegro. Na estreia do primeiro turno, o Atlético Tubarão também foi o rival e acabou derrotado por 4 a 0 pelo Figueirense. Desta forma, os comandados de Pintado tentarão reeditar o bom futebol e fazer a torcida esquecer a goleada por 4 a 1 sofrida no clássico contra o Criciúma, último confronto do turno inicial.
Já o Atlético se apresenta para a segunda metade do Catarinense como uma incógnita. Vice-lanterna no primeiro turno, com apenas quatro pontos conquistados em nove rodadas, a equipe reformulou seu elenco e já terá novidades neste domingo: o atacante Guilherme, ex-Chapecoense, e o volante Benson, ex-Joinville, agradaram ao técnico Joceli dos Santos e devem ser aproveitados.