postado em 22/02/2009 13:06
Se não deu sorte nos treinos classificatórios, a presença de Felipe Massa no autódromo de Kyalami neste final de semana rendeu bons fluídos ao Brasil neste domingo (22/02). Com uma bela atuação de Felipe Guimarães, o carro verde-amarelo conquistou a segunda colocação na segunda prova da rodada dupla da A1GP na África do Sul. O time ficou atrás apenas da Suíça.
Comandada por Emerson Fittipaldi, a equipe brasileira não subia ao pódio desde novembro de 2007, quando Sergio Jimenez foi o terceiro colocado na segunda prova da Malásia. Trata-se ainda do melhor resultado do país desde o segundo lugar na primeira corrida da rodada portuguesa da temporada 2005/2006. Na ocasião, quem comandava o bólido nacional era Nelsinho Piquet, atualmente titular da Renault.
O pódio brasileiro teve um gostinho mais especial porque no sábado Guimarães, de 17 anos, havia batido forte e danificado seriamente o carro. Entretanto, os membros do time Brasil conseguiram preparar o carro para vir à pista nas duas provas sul-africanas - na primeira disputa, mais curta e denominada "Sprint Race", o brasiliense ficou em 15º lugar, enquanto a vitória foi da Holanda, que dominou de ponta a ponta.
Porém, largando da oitava colocação na segunda disputa, a "Feature Race", Guimarães fez bonito logo na largada, quando ultrapassou dois carros. Na seqüência, já na quarta volta, ele foi beneficiado por uma batida entre Malásia e Nova Zelândia, chegando ao quarto lugar.
Na volta 16, o bólido norte-americano, comandado por Marco Andretti passou a apresentar problemas e o Brasil ganhou mais uma posição. Foi então que Felipe começou a travar uma intensa batalha contra o piloto de Mônaco, Clivio Piccione, que não agüentou a pressão, errou e foi ultrapassado pelo brasileiro na 23ª volta.
A essa altura, entretanto, a Suíça já havia aproveitado para abrir grande vantagem na ponta e o Felipe não teve chances de lutar pela vitória. Desta forma, Guimarães teve que se preocupar apenas em segurar a posição, algo que fez com bastante competência.
"Estou muito feliz e orgulhoso do Felipe", comemorou Fittipaldi. "Estava achando que a gente não tinha chance de ultrapassar Mônaco, mas ele mostrou muito talento", emendou o bicampeão mundial de Fórmula 1.
Com o resultado, o Brasil chega aos 16 pontos, ocupando a 13ª colocação na temporada 2008/2009 da A1GP. A liderança é da Suíça, com 73, três a mais que a Irlanda.