postado em 22/02/2009 20:38
O Boca Juniors mais uma vez decepcionou no Torneio Clausura do Campeonato Argentino. Neste domingo (22/02) pela terceira rodada, o clube da Bombonera sofreu a segunda derrota consecutiva na competição, desta vez por 1 x 0 para o Lanús, e caiu para o 14º lugar da tabela. Já o River vem se recuperando de um franco Apertura e venceu o Banfield por 2 x 0, subindo para a segunda colocação.
Jogando em casa, o Lanús conseguiu a vitória aos 14 minutos do primeiro tempo, com gol do atacante Eduardo Salvio. O Boca, sem o craque Juan Román Riquelme (poupado pelo técnico Carlos Ischia, não teve forças para buscar nem o empate e amargou mais um tropeço, já que perdeu por 2 x 0 para o Newell's Old Boys na rodada anterior, na Bombonera.
Com apenas três pontos ganhos, obtidos no triunfo por 2 x 1 na estreia frente ao Gimnasia y Esgrima de Jujuy, o Boca é apenas o 15º colocado do segundo turno do Campeonato Argentino. O Lanús, com seis pontos, subiu para a quinta posição da tabela.
Já o arquirrival do Boca se deu bem neste domingo. Em casa, o River Plate manteve a invencibilidade no Clausura e superou o Banfield também por 1 x 0, graças aos gol do meia Matias Abelairas aos 34 minutos do segundo tempo, e do atacante colombiano Falcao Garcia, aos 38 da etapa complementar.
Lanterna do Torneio Apertura, o River agora já soma sete pontos em três jogos. O triunfo no Monumental de Nuñez diante do Banfield deixou a equipe treinada por Néstor Gorosito no segundo lugar, com sete pontos ganhos, atrás apenas no saldo de gols do líder Newell's (que apenas empatou por 1 x 1 com o Gimnasia de Jujuy).
Tanto River Plate como Boca Juniors folgam durante a semana e não disputam a segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América - voltam à ativa no torneio continental apenas em março. Outro representante da Argentina na competição sul-americana, o Estudiantes de La Plata, derrotou o San Lorenzo em casa e conquistou o primeiro triunfo em 2009 por 2 x 1.
Derrotado pelo Cruzeiro na quinta-feira em Minas Gerais por 3 x 0, o Estudiantes superou o San Lorenzo com gols do zagueiro Christian Cellay e do atacante Mauro Boselli, respectivamente aos 34 e aos 40 minutos do primeiro tempo. Os visitantes descontaram com Gonzalo Berghessio, nos instantes finais.
Os Pincharratas, com quatro pontos ganhos, o Estudiantes conseguiu também marcar os primeiros gols da temporada 2009 e subiram para a 11ª colocação da tabela. Já o San Lorenzo, terceiro colocado no Argentino, é o 13º com três pontos.
O Estudiantes volta a campo nesta quarta-feira pela segunda rodada do grupo 5 da Copa Libertadores. O time de Leonardo Astrada recebe no Estádio Ciudad de La Plata o Universitário de Sucre, da Bolívia, na quarta-feira. Já o San Lorenzo volta a campo pela Libertadores apenas em março, pelo grupo 8, contra o Libertad do Paraguai.
Confira os resultados da terceira rodada do Clausura:
Newell's Old Boys 1 x 1 Gimnasia y Esgrima de Jujuy
Huracán 0 x 2 Gimnasia y Esgrima de La Plata
Independiente 2 x 0 Racing
Colón 2 x 0 Rosario Central
Godoy Cruz de Mendoza 1 x 0 Arsenal de Sarandí
Tigre 1 x 2 Vélez Sársfield
Argentinos Juniors 2 x 2 San Martín de Tucumán
Lanús 1 x 0 Boca Juniors
Estudiantes de La Plata 2 x 1 San Lorenzo
River Plate 2 x 0 Banfield