postado em 23/02/2009 15:10
Com três brasileiros entre seus tripulantes, o Ericsson 4 cruzou a linha do Equador na liderança da quinta etapa da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race. Nesta manhã de segunda, a embarcação tinha aproximadamente 21 milhas náuticas de vantagem sobre o segundo colocado, o Puma.
Oriunda da China, a flotilha tem como destino o Rio de Janeiro. E a festa de Carnaval não sai da cabeça de Torben Grael, João Signorini e Horácio Carabelli. "Temos tentado nos manter em clima de Carnaval, imaginando as folias pelo Brasil e contando um pouco das histórias para nossos colegas. Demos gargalhadas mil imitando as transmissões de Carnaval, especialmente os bailes de gala e de fantasia dos clubes municipais", diverte-se Carabelli.
O bom clima na embarcação tem como impulso o fato de os barcos estarem deixando os complicados mares do norte. "Em alguns lugares, os bombeiros jogam jatos de água para refrescar as pessoas que seguem os blocos nas ruas. Nos últimos dias por aqui o convés estava mais ou menos assim, mas a pressão da água chegava a machucar em alguns momentos", afirma Signorini.
As más condições climáticas e a velocidade do barco fizeram com que, nos últimos dias, a tripulação passasse boa parte do dia molhada e com frio. Agora, a situação começa a melhorar. "Estamos mais lentos, mas o convés está seco e a temperatura é bastante amena, um tipo de navegação bem mais agradável de fazer. É bom para relaxar a tripulação", contou Torben, comandante do barco.
"Perdemos um pouco de terreno passando pelas calmas equatoriais, enfrentamos nuvens grandes. Os barcos que estavam atrás passaram num momento um pouco melhor, mas de forma geral foi uma passagem tranquila. Agora temos pela frente uma zona não de calmas, mas de ventos mais fracos, inconstantes, antes de entrarmos nos Mares do Sul", explicou o velejador.
As decisões que os navegadores tomarem nos próximos dias vão afetar não apenas a passagem por essa região, mas também poderão determinar o resultado da corrida rumo ao portão de pontuação, situado na latitude 36 graus Sul. O primeiro barco a cruzar a linha ganha 4 pontos (os seguintes levam meio ponto a menos, cada).
Atualmente, o Ericsson 4 lidera a classificação geral da disputa, com 49 pontos, sete a mais o segundo colocado, o Telefônica Blue.