postado em 23/02/2009 17:40
Presente em todas as sete conquistas do Campeonato Francês com o Lyon, Juninho Pernambucano vai ser homenageado pela região de seu clube. O Conselho Municipal, equivalente à Câmara dos Vereadores, aprovou projeto que dá o nome do brasileiro a um estádio do terceiro distrito da cidade.
Ainda não está decidido quando será a cerimônia que registrará Antônio Augusto Ribeiro Reis Junior como novo nome da Arena em Lyon, mas utilizar o batismo de estádios como homenagem a atletas não é uma novidade na cidade francesa.
Um estádio no quarto distrito já tem o nome de Grégory Coupet, ex-goleiro da seleção francesa que foi companheiro de Juninho no Lyon, e outro no terceiro distrito é chamado de Marc-Vivien Foé, em lembrança ao camaronês falecido durante a Copa das Confederações de 2003.
Na França, outros personagens importantes do futebol também batizam arenas, como Bernard Lacombe, que também atuou pelo Lyon, Florian Maurice e Ludovic Giuly.
Homenageado da vez, Juninho foi escolhido por sua trajetória no Olympique Lyonnais. Contratado após ter se destacado no Vasco, onde foi campeão da Libertadores, da Mercosul, do Rio-São Paulo, Carioca e bicampeão brasileiro, o meia desembarcou em 2001 no clube francês, que não tinha nenhum título em sua história.
Com o meia brasileiro como líder, entretanto, o Lyon estabeleceu a maior hegemonia da do futebol mundial atualmente conquistando todos os Campeonatos Franceses desde a temporada 2001/2002, além das Supercopas da França entre 2002 e 2007 e a Copa da França de 2007/2008. Atualmente, o time é líder da Ligue e se aproxima do nono título nacional.