postado em 23/02/2009 20:04
Depois viver anos de penúria, o basquete brasileiro voltou a ter um campeonato competitivo, com a criação do NBB. Um dos maiores entusiastas com esta nova fase do esporte é o experiente técnico Hélio Rubens, atual comandante do Vivo/Franca, e que acredita em uma recuperação da seleção brasileira com este novo campeonato.
"Acho que a oficialização do NBB é um avanço para o basquete brasileiro, uma maneira moderna de gestão. Acho que vamos ter muitos jogadores em condições de representar o Brasil. Agora, o rendimento na seleção é outra coisa", afirmou o treinador, que completou.
"Com o tempo as coisas vão andar. Um dos passos pode ser a organização dos segmentos em associações dos técnicos, dos jogadores, entre outros. Na Argentina, os técnicos têm até plano de saúde pela associação. O passo inicial foi dado. Espero chegarmos a NBA que pode, inclusive, emprestar dinheiro a clubes em dificuldades. Tudo acontecerá gradativamente. Hoje, os clubes se uniram. E eles próprios assumiram que não vão se beneficiar de injustiças", confirmou.
Ele também comentou sobre a estratégia de trabalho do Franca. "A equipe tem a base formada dos anos anteriores. Temos aqui um trabalho para descobrir e formar jovens jogadores e de tentar fazer com que os atletas criem raízes, reforçando o time com craques vindos de fora. Infelizmente, enfrentamos um grande número de contusões - do Guilherme, Daivison, Márcio, Helinho e até do norte-americano Sylvester Morgan. O time sente a ausência desses jogadores. Acho que teremos o time completo no segundo turno. Vamos trabalhar para a recuperação e os playoffs", revelou.