postado em 25/02/2009 08:24
O Cruzeiro faz nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), sua primeira partida como visitante na Copa Libertadores da América de 2009. O jogo será contra o Deportivo Quito, com direito aos 2.850 metros de altitude da capital equatoriana.
A Raposa defenderá a liderança do Grupo 5. Na primeira rodada, a equipe venceu o Estudiantes, por 3 x 0. Na Bolívia, Universitario de Sucre e Deportivo Quito empataram por 1 x 1.
A equipe equatoriana atravessa uma gravíssima crise financeira. Os jogadores estão em greve por causa do não-pagamento dos salários e não estão mais treinando, participando apenas dos jogos. A última partida no campeonato nacional foi uma derrota por 1 x 0 para o Manta.
Já no Cruzeiro, a fase é boa. A maioria dos titulares foram poupados da última partida do Campeonato Mineiro, um empate fora de casa contra o Uberaba, por 2 x 2. O time está focado na Libertadores, que é o torneio mais importante do ano para a diretoria celeste.
"Temos é que focar no nosso objetivo e sabemos que não vamos encontrar facilidades pela altitude e, dependendo da situação da equipe adversária, a gente tem que dar o máximo. Temos a viagem longa e desgastante, mas a gente tem que passar por cima de tudo isso e fazer o nosso trabalho da melhor forma possível", airmou o goleiro Fábio.
Para o arqueiro, os jogadores têm que ter consciência de que a partida será difícil, mas para conquista o sonho do tri, não se pode ficar buscando justificativas: é necessário mostrar serviço dentro das quatro linhas.
"Sabemos das dificuldades de se jogar na altitude, em relação à bola. A adaptação de cada jogador é diferente. Esperamos nos adaptar o mais rápido possível, fazer um bom jogo mesmo com todas essas dificuldades e fazer o melhor para conseguir esses três pontos, independente de tudo, da situação que encontraremos lá, do desgaste da viagem", explica Fábio.
Para conseguir jogar com velocidade, o técnico Adilson Batista tem o reforço de seu atleta mais privilegiado na parte física: Ramires, que cumpriu suspensão contra o Estudiantes, está de volta ao time.
Por outro lado, há duas ausências importantes. Thiago Heleno não viajou para fazer reforço muscular em Belo Horizonte e Kléber cumpre suspensão automática devido ao cartão vermelho recebido na última quinta-feira.
FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO QUITO (EQU) X CRUZEIRO (BRA)
Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (Equador)
Data: 25 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Georges Buckley (Peru)
Assistentes: Winston Reategui e Luis Abadie (ambos do Peru)
DEPORTIVO QUITO: Bonard García; Franklin Corozo, Geovanny Caicedo e Luis Checa; Isaac Mina, José Luis Cortez, Edwin Tenorio, Oswaldo Minda e Luis Fernando Saritama; Mauricio Donoso e Daniel Solano
Técnico: Rubén Dario Insúa
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Anderson, Leonardo Silva e Fernandinho; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Adilson Batista