postado em 25/02/2009 09:24
Em apenas duas semanas David Nalbandian mostrou que a constância que lhe faltou nas últimas temporadas continua ausente em 2009. Após perder jogo praticamente ganho para Juan Mónaco nas semifinais do Torneio de Buenos Aires, o cordobês foi eliminado logo em sua estreia pelo ATP de Acapulco em circunstâncias parecidas: tinha vantagem de 6/1 e 3/1 sobre o austríaco Daniel Koellerer, apenas o número 116 do mundo, mas concedeu uma inesperada virada por 6/3 e 6/4.
Principal favorito ao título no México, Nalbandian ficará bem mais longe do top 10 do ranking de entradas a partir da próxima segunda-feira - como defendia o vice- campeonato do evento, perderá 350 de seus 3.245 pontos, devendo cair da 12ª para a 13ª posição.
A nova decepção colecionada pelo argentino teve mais uma vez relação com a falta de foco. Contra Mónaco, há quatro dias, o tenista nascido em Unquillo sacara para fechar a partida no segundo set antes de permitir a virada ao compatriota. Desta vez, o antigo número três do planeta parecia ter a partida sob controle, mas não conseguiu administrar a quebra de serviço.
Para piorar, Nalbandian ainda desperdiçou as oportunidades concedidas para retornar ao jogo na terceira parcial, em que chegou a ter um 0-40 à disposição quando Koellerer servia em 4/3. Ao final, os números comprovam que foi justamente o aproveitamento de break points que deu a vitória ao azarão: oriundo do qualificatório, ele salvou oito de 13 chances de quebra para enfrentar na próxima fase o espanhol Alberto Martín, algoz do brasileiro Marcos Daniel.
Demais cabeças avançam: Enquanto o renomado argentino foi eliminado na primeira rodada, os outros favoritos a terem entrado em quadra nesta terça-feira avançaram, casos de Gael Monfils, Nicolás Almagro, Tommy Robredo e Carlos Moyá. A surpresa do dia, nesse contexto, ficou para a eliminação de Juan Mónaco.
Finalista em Buenos Aires, o argentino deu adeus precocemente em Acapulco em virtude de uma lesão na perna esquerda, que o fez desistir da partida quando vencia o norte-americano Kevin Kim por 6/1 e 0/3.
Segundo cabeça-de-chave no México, Monfils confirmou vaga para encarar o brasileiro Thomaz Bellucci nas oitavas-de-final, tendo vencido o qualifier Olivier Patience por 7/6 (7-4) e 6/4. Atuando pela primeira vez no saibro da América Latina, o top 10 francês liderou o avanço dos principais tenistas da competição, visto que Almagro, Robredo e Moyá, além de Marcel Granollers e José Acasuso, também passaram à segunda fase.
Confira todos os resultados desta terça-feira pelo Torneio de Acapulco:
(Q) Daniel Koellerer (AUT) v. (1) David Nalbandian (ARG): 1/6, 6/3 e 6/4
(2) Gael Monfils (FRA) v. (Q) Olivier Patience (FRA): 7/6 (7-4) e 6/4
(3) Tommy Robredo (ESP) v. (Q) Ruben Ramírez Hidalgo (ESP): 6/4, 3/6 e 6/3
(4) Nicolas Almagro (ESP) v. (WC) Santiago González (MEX): 6/4 e 6/2
(5) José Acasuso (ARG) v. Brian Dabul (ARG): 6/3 e 7/5
(7) Marcel Granollers (ESP) v. Fabio Fognini (ITA): 7/6 (7-3) e 7/5
(8) Carlos Moyá (ESP) v. Pablo Andujar (ESP): 6/4, 6/7 (2-7) e 6/2
Alberto Martín (ESP) v. Marcos Daniel (BRA): 6/4 e 7/5
Kevin Kim (EUA) v. Juan Monaco (ARG): 1/6, 3/0 e desistência