postado em 25/02/2009 09:24
Pela primeira vez em sua história, o Sporting Lisboa passou da primeira fase da Copa dos Campeões, e encara nas oitavas-de-final o tetracampeão europeu Bayern de Munique. Cotados como zebras, a meta dos portugueses é vencer por um placar no duelo das 16h45 (de Brasília) no José Alvalade.
Contando com quatro brasileiros em seu time titular, o técnico Paulo Bento ressalta a seus comandados a necessidade de afirmação internacional do clube. E bater um adversário acostumado à Champions League é a grande chance dos lisboetas.
"Com a classificação, viramos uma equipe madura e temos de provar que evoluímos chegando às quartas-de-final. O Bayern é claramente favorito por uma série de razões. É uma equipe organizada, muito equilibrada e, por isso, também temos de ser organizados", solicitou o treinador.
O ânimo do comandante está na boa campanha do time no Campeonato Português, no qual briga pelo título com o Porto. "Temos que desfrutar do momento. Temos dois objetivos: chegar em primeiro lugar na Liga e o mais longe possível na Champions League. Vai ser difícil, então temos que dar um passo de cada vez. E o primeiro é este jogo em Alvalade", apontou.
A missão é, pelo menos, não sofrer gols para lutar por um empate no jogo de volta, em 10 de março, na Alemanha. Para isso, não contará com o lesionado atacante Helder Postiga, que será substituído pelo brasileiro Derlei para formar dupla com Liedson. A equipe ainda terá Anderson Polga e Fabio Rochemback.
Do outro lado, os brasileiros serão o zagueiro Lucio e o meio-campista Zé Roberto. Mas a preocupação de Jurgen Klinsmann está na frente. Luca Toni está machucado e, se não tiver condições de jogo, Podolski faz a parceria com Klose. Porém, seja quais forem os atacantes, o objetivo é apagar a má campanha no Alemão - os atuais campeões estão em quarto lugar, a quatro pontos do líder Hamburgo.
"É sempre importante encontrar o equilíbrio entre a defesa e o ataque e não temos conseguidos isso na Bundesliga. Mas isso tem acontecido na Champions League", defendeu-se o comandante germânico, satisfeito com o primeiro lugar da chave assegurado por sua equipe na primeira fase.
"Temos muito respeito pelo nosso adversário, mas estamos entusiasmados para esta partida. É difícil os jogadores estarem sempre 100%, mas acredito que vamos conseguir isso nesta quarta-feira. Meus atletas sabem como aproveitar estes momentos", garantiu o ex-atacante e ex-técnico da seleção alemã.
FICHA TÉCNICA
SPORTING X BAYERN DE MUNIQUE
Local: José Alvalade, em Lisboa (Portugal)
Data: 25 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Bertrand Layec (França)
Assistentes: David Benech e Michael Annonier (ambos da França)
SPORTING: Tiago; Abel, Carriço, Anderson Polga e Caneira; Fabio Rochemback, Vukcevic, Izmailov e João Moutinho; Liedson e Derlei
Técnico: Paulo Bento
BAYERN: Rensing; Oddo, Lucio, Van Buyten e Lahm; Van Bommel, Zé Roberto, Altintop e Ribéry; Luca Toni (Podolski) e Klose
Técnico: Jurgen Klinsmann