postado em 25/02/2009 17:18
Logo em sua primeira participação no Rally Dakar, o brasileiro José Hélio foi o melhor sul-americano entre as motos, ao chegar na 12ª colocação. Em 2010, pela segunda vez na história, a tradicional disputa será realizada na Argentina e no Chile. A permanência na competição na América do Sul agradou ao piloto.
"Acho muito bom para nós, pilotos da América do Sul. Com essa proximidade, tudo fica mais fácil. Todo o trâmite para podermos disputar a prova, conseguir patrocínio e tudo o que mais é necessário", pontuou José Hélio, dono de quatro títulos no Rally dos Sertões.
Em 2008, o Rally Dakar foi cancelado por falta de segurança. Neste ano, a prova foi realizada fora da África de forma inédita. Com o sucesso da disputa na Argentina e no Chile, os organizadores do evento resolveram manter o cenário. Entre as motos, o título ficou com o espanhol Marc Coma, bicampeão.
O fato de nunca ter disputado o Dakar no continente africano não deixa José Hélio decepcionado. "Não sinto nem um pouco a falta de não ter disputado o Dakar lá. É preciso esquecer o que passou e só pensar no futuro", declarou o piloto, que correu a prova deste ano com uma Honda CRF 450X.
Com a experiência da primeira prova na Argentina e no Chile, o brasileiro espera se aproximar das primeiras colocações em 2010. "Conhecendo mais o lugar, poderei fazer uma prova melhor ainda. Este ano, a organização realizou uma disputa bem difícil", afirmou o piloto, que espera um trajeto do mesmo nível na próxima edição da disputa.
Os organizadores do Rally Dakar marcaram duas entrevistas coletivas para divulgar mais detalhes sobre o evento. No dia 2 de março, acontece uma conferência a respeito da corrida na cidade de Buenos Aires. No dia seguinte, a capital chilena recebe o evento.