postado em 26/02/2009 00:00
Em partida dramática, o Botafogo derrotou o Fluminense por 1 x 0, na noite desta quarta-feira, no Maracanã e garantiu sua classificação para a decisão da Taça Guanabara. Agora o time alvinegro vai enfrentar o surpreendente Resende neste domingo em busca do título do primeiro turno que garantirá a presença do Alvinegro na decisão do Campeonato Carioca. O único gol do jogo foi marcado pelo volante Fahel, aos 42 minutos do primeiro tempo.
O Botafogo mereceu a vitória por ter atuado com grande empenho diante de um adversário teoricamente superior do ponto de vista técnico. O time dirigido por Ney Franco construiu sua vantagem na etapa inicial e depois passou o resto do tempo suportando a pressão do Fluminense que tentou de todas as formas, mas não conseguiu superar o bloqueio armado pelo Botafogo na frente da sua área.
O Fluminense começou a partida de forma alucinante. Logo no primeiro minuto, uma rápida manobra colocou Everton Santos na cara do gol, mas o goleiro Renan saiu do gol e abafou a jogada. Dois minutos depois foi a vez de Leandro Amaral ser lançado, mas o atacante se preocupou em "cavar" uma falta e acabou desperdiçando o lance.
O time do Botafogo só começou a se organizar melhor em campo depois dos cinco minutos quando conseguiu ficar com a bola nos pés. Aos sete minutos, o alvinegro criou sua primeira chance com Reinaldo que recebeu passe de Maicosuel e bateu de primeira. O goleiro Fernando Henrique conseguiu evitar que a bola entrasse.
A partir deste lance, os dois times intensificaram a marcação no meio campo, o que provocou muitos erros de passes. O Fluminense tinha dificuldades em armar a jogada porque Thiago Neves e Conca eram vigiados de perto e não tinham liberdade para fazer lançamentos ou conduzir a bola. Já o Botafogo trocava passes com mais objetividade e criava dificuldades para a defesa tricolor. Aos 17 minutos, Léo Silva arriscou da intermediária e Fernando Henrique praticou uma defesa tranquila.
Aos 27 minutos, Conca fez ótimo lançamento para Éverton Santos mas Renan saiu do gol e de cabeça,, mandou para escanteio. Logo depois da cobrança, a bola sobrou para Conca na intermediária e o argentino arriscou de longe dando um grande susto na defesa alvinegra.
A resposta do Botafogo veio em boa jogada de Maicosuel que driblou dois zagueiros mas chutou por cima. Aos 31 minutos, o Fluminense perdeu uma grande oportunidade quando Everton Santos desviou de cabeça e Conca entrou livre na corrida, mas cabeceou por cima do gol de Renan. Com a subida de produção de Conca, o Tricolor passou a pressionar em busca do primeiro gol, mas foi o Botafogo que saiu na frente.
Aos 41 minutos, Reinaldo recebeu livre e chutou para grande defesa de Fernando Henrique, que espalmou para escanteio. Na cobrança de Maicosuel, Fahel subiu no primeiro poste e desviou para as redes de Fernando Henrique. O goleiro ficou estático no meio do gol. Foi o terceiro gol do volante alvinegro no campeonato carioca já que um dos seus gols marcados diante do Bangu foi creditado a Maicosuel.
Quando os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo, o Fluminense adiantou sua marcação numa tentativa de pressionar a saída de bola do Botafogo, que era obrigado a dar chutões para sair da forte marcação exercida pelo adversário. Bastante recuado, o alvinegro construiu uma muralha na entrada da área, dificultando a troca de passes dos tricolores ao mesmo tempo em que tentava partir para o contra ataque com lançamentos de Maicosuel para Reinaldo, muito marcado pela dupla de zaga tricolor.
Aos 10 minutos, Leandro Amaral recebeu lançamento de Thiago Neves, entrou pela direita e chutou rasteiro, mas Renan defendeu com os pés. No rebote, a defesa alvinegra aliviou o perigo. Insatisfeito com a produção ofensiva da equipe, o técnico Renê Simões trocou o volante Diguinho, muito vaiado pela torcida alvinegra, pelo meia Tartá. Ney Franco respondeu com a entrada do volante Batista no lugar de Léo Silva, que tinha recebido o cartão amarelo e corria o risco de ser expulso, já que a pressão tricolor em busca do empate era grande.
Aos 21 minutos, Everton Santos recebeu de costas para o gol e virou para ótima defesa de Renan, que espalmou para escanteio. A pressão do Fluminense em busca do gol de empate aumentou e aos 27 minutos, Juninho quase marca contra, de cabeça, após levantamento para a área.
Depois de trocar Conca por Leandro Bomfim, o técnico Renê Simões perdeu a paciência com Leandro Amaral e o substituiu por Roger. Enquanto isso, o Botafogo sem forças para sair da pressão se limitava a rebater bolas para frente onde o fatigado Reinaldo não conseguia mais dar sequência a qualquer jogada de ataque. Nos minutos finais, até o goleiro Fernando Henrique foi para a área nas cobranças de escanteio, mas o Botafogo continuou se defendendo com bravura e garantiu a importante vitória.