postado em 26/02/2009 09:31
O Morumbi sempre foi um aliado são-paulino. Pelo menos até o começo deste ano. O São Paulo de 2009 está se notabilizando por colecionar tropeços em casa. E isso preocupa os comandados do técnico Muricy Ramalho para enfrentar o Oeste, hoje, a partir das 21h45, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.
O São Paulo venceu os quatro jogos que fez como visitante no Paulistão, mas somou apenas 50% dos pontos disputados em seu estádio. A última vez que o aproveitamento são-paulino foi tão ruim no Morumbi em começo de temporada foi há nove anos, em 2000.
Naquela oportunidade, o tricolor somou três vitórias e três derrotas nos seis primeiros jogos que fez no estádio ; no fim, porém, o São Paulo acabou conquistando o título do Paulistão. Neste ano, já foram duas vitórias, dois empates e uma derrota no campeonato estadual, além do empate na Taça Libertadores.
Para o goleiro Rogério Ceni, a explicação desse fenômeno é simples. ;É consequência do que os times se propõem quando vem jogar no Morumbi. Eles sempre atuam fechados, saem pouco para o ataque;, afirmou o capitão são-paulino, que volta ao time hoje, após 22 dias afastado por causa de lesão muscular na coxa direita.
A verdade é que o São Paulo sofre quando precisa atacar um oponente fechado. O time de Muricy prefere jogar no contra-ataque, usar os espaços que o rival oferece. ;Sempre é mais fácil se defender que criar;, justificou Rogério Ceni. Se o arqueiro está confirmado para enfrentar o Oeste, o restante do time ainda é uma incógnita. A tendência, porém, é que o treinador escale um time parecido com o que começou o segundo tempo contra o Barueri, no último sábado, quando o São Paulo venceu e manteve-se no G4, o grupo dos quatro melhores do campeonato ; está em terceiro lugar, com 20 pontos. Assim, o ala Jorge Wagner deve voltar ao time titular.
Respeito
Com 11 pontos e numa posição intermediária na tabela, o Oeste de Itápolis respeita demais o adversário e sabe das dificuldades que vai ter pela frente. ;Respeitamos o São Paulo, por isso mesmo nós precisamos fazer um excelente jogo para tentar, pelo menos, um ponto;, comentou o técnico Marco Antônio.
E para essa partida, o treinador contará com o volante Dionísio, de volta após cumprir suspensão, e o lateral-direito Dede, recuperado de lesão. Em contrapartida, Bruninho, Leandro Love e Ademar, lesionados, estão fora.