postado em 26/02/2009 09:43
O Internacional possui duas missões na noite desta quinta-feira. Uma delas é bater o Novo Hamburgo na primeira semifinal da Taça Fernando Carvalho, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Porém, para atingir a meta, os colorados querem ter de volta a confiança dos torcedores no Beira-Rio. Para isso, somente vencer o jogo programado para as 19h30 (de Brasília) não basta, é preciso convencer.
As duas últimas partidas deixaram os torcedores em estado de alerta devido à atuação do time. A derrota para o União Rondonópolis, pela Copa do Brasil, e a insossa vitória sobre a Ulbra, pelo Gauchão, não agradaram. A equipe saiu sob vaias do estádio no domingo. A insatisfação com o mau futebol tem como representante principal o lateral Bolívar. O jogador é o que sofre as maiores críticas vindas das arquibancadas. Os torcedores querem alguém que apoie mais para ocupar a função. Bolívar chegou a cogitar voltar a ser somente zagueiro, se mostrando constrangido coma situação, mas foi demovido da idéia.
Tite está ciente da insatisfação e da impaciência que rondará os seus comandados nesta quinta. Ele quer transformar as vaias em aplausos. Para isso, sabe que é preciso uma atuação convincente.
"Não se ganha de qualquer jeito. Se ganha em cima de desempenho, superando o adversário na marcação, na qualidade técnica, na força física. De outra forma, é caminho errado para mim. Eu não sou pragmático, não acho que o importante é resultado. Antes é desempenho. E normalmente resultado acompanha desempenho", declarou o treinador.
Se Tite acredita que as vitórias são fruto do desempenho, ele possui outra máxima futebolística "futebol é repetição". Sem nenhum jogador lesionado ou suspenso, o treinador deverá manter a escalação do fim de semana, mesmo que na lateral esquerda Marcelo Cordeiro viva melhor momento que Kéber.
Para alcançar seus objetivos, o Inter precisará passar por um adversário invicto há cinco jogos. A última derrota do Novo Hamburgo foi para o Grêmio, no começo do mês. O Nóia é a principal surpresa entre os semifinalistas, pois bateu o Yiranga em Erechim.
A boa fase também traz problemas como o enfrentado nesta semana pelos dirigentes anilados. Os bons resultados fizeram o técnico Gilmar Iser acertar a sua ida para o Juventude. Seu substituto interino será o ex-zagueiro do Palmeiras Paulo Turra.
Independente de quem chegue à final, existe uma certeza. O vencedor de quinta-feira está mais descansado para o duelo de domingo. O outro finalista sairá da partida entre Grêmio e Veranópolis, na sexta. Caso não haja um vencedor após os 90 minutos entre Inter e Novo Hamburgo, a briga pela vaga na decisão ocorrerá nos pênaltis.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X NOVO HAMBURGO
Local: Estádio Beira -Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 26 de fevereiro de 2009, quinta-feira
Horário: 19h30 (Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e João Lúcio de Souza Júnior (ambos do RS)
INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro; Taison e Nilmar
Técnico: Tite
NOVO HAMBURGO: Flávio; Micael, Vinícius e Paulo César; Éder, Flaviano, Chicão, Mateus e William; Jandson João Paulo (Giancarlo)
Técnico: Paulo Turra