postado em 26/02/2009 17:33
A vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense, que garantiu a vaga na final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, foi muito comemorada na noite de quarta-feira (25/02) de Cinzas, mas agora faz parte do passado em General Severiano.
A partir desta quinta-feira (26/02) o pensamento no Botafogo já está todo focado no duelo decisivo contra o Resende, que será realizado neste domingo (01/03), às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Até o dia da final a ordem é trabalhar para recuperar a parte física e os atletas entregues ao departamento médico.
No segundo tempo da partida contra o Fluminense era visível o desgaste de vários atletas alvinegros, principalmente aqueles que tiveram que correr muito ao longo do confronto, como o meia Maicosuel e o atacante Reinaldo. Apesar dessa situação o técnico Ney Franco acredita que o desgaste físico não será um problema contra o Resende.
"Se analisarmos de uma maneira fria o que aconteceu na partida vamos perceber que não houve esse desgaste físico todo, pois corremos muito ao longo dos noventa minutos e isso depois de ficarmos dez dias sem atuar. Além disso a nossa partida antes do Fluminense tinha sido contra o Flamengo, ou seja, dois clássicos em sequência, o que sempre exige muito dos jogadores" disse Ney Franco.
O lateral-direito Alessandro, incansável ao longo dos noventa minutos contra o Tricolor, concordou com o comandante e acredita que a equipe botafoguense vai conseguir atuar bem fisicamente no próximo domingo, apesar do provável forte calor que fará.
"O jogo às dezesseis horas acaba exigindo mais dos jogadores, principalmente se o sol estiver presente. Mas o Botafogo está bem preparado fisicamente. Contra o Fluminense nós corremos muito e é natural que em algum momento aconteça uma parada. Mas isso não chegou a comprometer o Botafogo, que deixou o campo vitorioso por méritos" disse Alessandro.
Além da preocupação com o estado físico dos jogadores, o departamento médico e a comissão técnica visam recuperar os jogadores que estão lesionados. O volante Leandro Guerreiro, que deixou o gramado no segundo tempo da partida contra o Fluminense reclamando de fortes dores no tornozelo esquerdo, sendo substituído por Túlio Souza, garante que vai jogar. "No domingo estarei correndo até mais do que contra o Fluminense" prometeu Leandro Guerreiro.
Já a situação do atacante Víctor Simões é muito mais complicada. O atleta foi desfalque nas duas últimas partidas por causa de um estiramento muscular de grau dois na coxa esquerda e dificilmente vai ter condições de jogo. Fontes ligadas ao departamento médico dão conta de que ele estava vetado da possível final antes mesmo do duelo contra o Tricolor. Apesar disso Ney Franco ainda mantém as esperanças.
"O meu pensamento ainda é o de contar com o Víctor Simões, que é um jogador muito importante dentro do nosso esquema de jogo. Estamos trabalhando em conjunto com o departamento médico e a preparação física para que a gente possa contar com ele. Porém logicamente tudo será feito com muito cuidado, pois também não podemos sacrificar a temporada inteira por causa de uma partida" disse Ney, descartando a escalação do artilheiro na base do sacrifício.
Nesta sexta-feira (27/02) o elenco do Botafogo vai treinar na parte da tarde no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, quando acontecerá uma definição da escalação para domingo. Caso Víctor Simões não seja escalado existe a possibilidade de um zagueiro deixar a equipe para a entrada do volante Batista ou do meia Lucas Silva, o que tornaria o Alvinegro mais ofensivo. "Vamos pensar na formação que vai a campo nos treinamentos que teremos pela frente, pois ainda temos tempo e não preciso me precipitar neste aspecto" disse Ney.