postado em 26/02/2009 17:58
Além de Romênia e Hungria, que já se anunciaram sua candidatura conjunta para sediar a Eurocopa de 2016, mais dois países entraram na briga para ganhar o direito de organizar a principal competição entre seleções do continente: Suécia e Noruega.
A dupla nórdica entrou na briga para sediar o torneio, que contará pela primeira vez com a participação de 24 seleções, sacramentando a candidatura conjunta na manhã desta quinta-feira (26/02), em Estocolmo.
Segundo Lars-Akre Lagrell, presidente da Federação Sueca de Futebol, o grande trunfo para bater os rivais na corrida para se tornar sede do evento está na construção de um novo e moderno estádio nacional em Solna, em substituição ao atual Rasunda, construído na década de 30.
"As obras começam na próxima primavera. Nosso novo estádio terá teto retrátil e capacidade para 50 mil torcedores", prometeu o cartola, lembrando que o atual Rassunda comporta somente 37 mil espectadores por jogo.
A sede da Euro-2016 será anunciada em maio de 2010 e também devem concorrer pelo direito de organizar o evento grandes forças europeias, como França e Itália, além de Rússia, Turquia e Grécia.
A próxima edição da competição, assim como já aconteceu em outras duas, também terá sede dupla: Polônia e Ucrânia. Em 2000, Holanda e Bélgica organizaram a competição e em 2008 foi a vez de Áustria e Suíça.