postado em 28/02/2009 13:03
O IFAB (International FA Board), comitê que reúne quatro integrantes da Fifa e outros quatro da Associação Britânica de Futebol, se reuniu para discutir algumas mudanças no futebol, mas nenhuma foi aprovada neste sábado.
O cartão laranja, item que geeou mais polêmica na pauta do comitê, foi vetado. A nova regra daria o direito ao árbitro de expulsar temporariamente um jogador de uma partida. Além disso, a medida que previa o aumento do intervalo, de 15 para 20 minutos, também não agradou aos membros do órgão, que decidiu declinar o pedido.
No entanto, a uma medida foi dado o sinal verde para que continue sendo testada: quatro auxiliares, ao invés de dois, para ajudar a diminuir os erros da arbitragem. A ideia é deixar perto da área os novos ajudantes para que eles avaliem melhor lances de falta ou simulações nesta faixa do campo.
Uma experiência com quatro bandeirinhas já foi realizada, no Campeonato Europeu sub-19 em novembro do ano passado. Agora, os ensaios serão realizados em ligas profissionais.
Além das medidas negadas e da aceita, há uma em análise. A decisão de permitir ou não o aumento de substituições, de três para quatro, foi deixada para os comitês responsáveis da Fifa.