postado em 04/03/2009 09:53
Universitario de Sucre e Cruzeiro abrem nesta quarta-feira, na Bolívia, a terceira rodada do grupo 5 da Copa Libertadores da América. É um confronto entre o líder do grupo - a Raposa, que tem quatro pontos - contra o lanterna Universitario, que ostenta apenas um ponto em duas partidas.
Invicto na temporada, o Cruzeiro tentará a vitória em Sucre para deixar engatilhada a classificação para as oitavas-de-final. Depois deste jogo, o time atuará duas vezes consecutivas diante de sua torcida, onde poderá confirmar seu favoritismo. A Raposa se esforçará para passar de fase com boa campanha, o que pode facilitar o caminho no mata-mata.
Na última semana, o time mineiro teve boa atuação contra o Deportivo Quito e sofreu o gol do empate por 1 a 1 já nos acréscimos. A partida serviu para que os jogadores aprendessem a conviver melhor com a altitude, já que tanto a capital do Equador quanto a da Bolívia ficam a 2,8 mil metros acima do nível do mar.
"O time foi bem, deu para ter um parâmetro e nossa equipe jogou bem. Tenho certeza que todos os jogadores pensam como eu de que vamos fazer em Sucre um jogo tão bom quanto na altitude do Equador", confirma o lateral Jonathan, mostrando que o time está confiante.
O grande problema que a equipe mineira vem demonstrando nesta Libertadores é com a disciplina. Alguns atletas vêm trespassando nervosismo diante do estilo mais ríspido de jogo, tornando-se, por vezes, desleais. Em apenas duas partidas, três jogadores já foram expulsos de campo na competição: Kléber (contra o Estudiantes), Wellington Paulista e Fabrício (diante do Deportivo).
Por causa de cartões vermelhos na última rodada, o Cruzeiro tem dois desfalques importantes. No meio-de-campo, Fabrício será substituído por Henrique como primeiro volante. No ataque, Wellington Paulista dá lugar a Kléber, que retorna de suspensão.
No Universitario de Sucre, a partida é vista como decisiva. O time já deixou escapar pontos em casa quando empatou com o Deportivo Quito e uma derrota agora significaria a eliminação da Libertadores, torneio que o clube disputa pela primeira vez. Os jogadores estão concentrados desde sábado e a maioria dos titulares foram poupados da última partida no Campeonato Boliviano, quando o time perdeu por 2 a 1 para o Nacional Potosí.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSITARIO DE SUCRE (BOL) X CRUZEIRO
Local: Estádio Olímpico Patria, em Sucre (Bolívia)
Data: 4 de março de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Assistentes: Miguel Nievas e William Casavieja (ambos do Uruguai)
UNIVERSITARIO DE SUCRE: Lampe; Zabala, dos Santos, Rivero e Marvin Bejarano; Lima, Ribera, Saucedo e Marcelo Gomes; Da Silva e Sillero
Técnico: Eduardo Villegas
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Thiago Ribeiro e Kléber
Técnico: Adilson Batista