postado em 05/03/2009 00:00
O Sport é o líder do chamado ;grupo da morte; da Taça Libertadores de 2009 até o momento. Jogando em casa, nesta quarta-feira, o Leão bateu a atual campeã LDU por 2 x 0, conquistou sua segunda vitória na competição e se isolou na liderança da chave A com seis pontos.Já o time da casa é a terceira colocada com os mesmos três pontos do Colo Colo, enquanto o Palmeiras amarga a lanterna sem pontuar.
No jogo desta quarta-feira, o Sport marcou um gol em cada tempo. Daniel Paulista abriu o marcador aos 13 minutos da primeira etapa, enquanto Paulo Baier, de pênalti, selou a vitória no período final.
Na próxima rodada, em 8 de abril, o Sport faz o confronto brasileiro contra o Palmeiras, em Recife. Já a LDU, em busca da reabilitação, recebe o Colo Colo.
O jogo
Desde o começo da partida, o Sport quis fazer valer o fato de jogar no caldeirão da Ilha do Retiro. Aos quatro e aos oito minutos, o Leão assustou com cabeçadas de Ciro e Wilson, mas ambas passaram sobre o gol de Cevallos.
Pressionando a equipe equatoriana, o Sport não demorou para abrir o placar. Aos 13 minutos, Paulo Baier tentou invadir a área da LDU, mas foi barrado pela zaga. Na sobra, na meia-lua, Daniel Paulista soltou a bomba, sem chances para Cevallos.
Após a pressão inicial e o gol do Sport, a LDU conseguiu equilibrar a partida, ameaçando com Manso e Reasco, ao que o time da casa respondeu com lances de Ciro.
Aos 33 minutos, o jovem atacante do Sport recebeu e bateu cruzado. No minuto seguinte, Ciro recebeu de Paulo Baier e exigiu boa defesa de Cevallos. Contudo, logo em seguida, Bieler assustou a torcida da casa, com um chute que passou perto do gol de Magrão.
O final do primeiro tempo foi rico em emoções. Aos 42 minutos, Daniel Paulista soltou a bomba, Cevallos rebateu e Wilson chutou para fora. Na resposta da LDU, Manso exigiu boa defesa de Magrão.
Na volta para a segunda etapa, aos oito minutos, a LDU quase chegou ao empate com Manso, mas César, de cabeça, evitou o gol do time equatoriano. Seis minutos depois, o Sport chegou com Paulo Baier, que parou em Cevallos.
Com o jogo equilibrado, o Sport conseguiu chegar ao segundo gol. Aos 24 minutos, Paulo Baier invadiu a área e foi derrubado por Cevallos, que acabou expulso em virtude da penalidade cometida.
O próprio Paulo Baier partiu para a cobrança da penalidade, aos 28 minutos, e soltou uma bomba no meio do gol, sem chances para o goleiro Viteri.
A LDU teve a chance de ampliar aos 32 minutos, quando Morales, livre, chutou sobre o gol de Magrão. Quatro minutos depois, o time equatoriano chegou a balançar as redes com Calle, mas o árbitro assinalou impedimento. Manso ainda acertou o travessão do Sport, mas nada que impedisse a vitória do Leão.