postado em 05/03/2009 11:42
Derrotado por Novak Djokovic na final do Torneio de Dubai, no último sábado, David Ferrer terá a chance de uma doce revanche a partir das 7h (de Brasília) desta sexta-feira. Número dois da Espanha, o tenista que reside em Valência abrirá o confronto da Copa Davis com a Sérvia diante do homem de Belgrado. Em sorteio que agradou ao capitão Albert Costa, Rafael Nadal realizará a segunda partida do dia ante Janko Tipsarevic.
Como Tommy Robredo vem em grande fase no saibro - colecionou 14 vitórias em 16 jogos disputados nos torneios sul-americanos -, havia uma dúvida sobre qual atleta enfrentaria Djokovic nesta sexta. Em todo caso, Ferrer, que vinha de ser vice- campeão na quadra dura de Dubai, acabou sendo escolhido para retornar ao piso lento caseiro.
"Devemos olhar a eliminatória como um todo, esperamos que cada ponto seja decisivo e creio que o fato de que David dispute o primeiro embate com Djokovic é positivo para a equipe", disse Costa, que estreia como capitão espanhol justamente diante da Sérvia.
Assim, Robredo será o substituto do lesionado Fernando Verdasco, fazendo parceria no sábado com Feliciano López diante de Nenad Zimonjic, quarto melhor duplista do mundo segundo o ranking de entradas, e Djokovic. "Feliciano e Tommy já jogaram algumas competições juntos e estão treinando bem. Tommy atuará nas duplas e tem chances de ir à quadra no domingo", completou o comandante ibérico, admitindo que pode mudar a escalação para o último dia de confrontos.
Entre a partida de Ferrer e a de sábado, as atenções na quadra de saibro de Benidorm estarão voltadas para Rafael Nadal. Número um do mundo, ele volta à ação pela primeira vez desde que lesionou o joelho em Roterdã, na segunda semana de fevereiro, para encarar Janko Tipsarevic.
Tenista de expressão quando juvenil - fechou a temporada 2001 como o segundo melhor no ranking até 18 anos - Tipsarevic ainda não conseguiu embalar como profissional. Aos 24 anos de idade, o sérvio é o 47º colocado da lista de entradas e tentará se vingar da derrota para Nadal no Aberto dos Estados Unidos de 2007, quando o favorito venceu tranquilamente por 6/2, 6/3, 3/2 e abandono.